Buscar

ciclos sequenciais da economia do Brasil, a ordem cronológica

💡 2 Respostas

User badge image

Danielle Campos

pau-brasil, açúcar, ouro, café.


O primeiro subciclo econômico do Brasil foi a exploração do pau-brasil. Depois, quando os portugueses começaram a colonizar de fato o território, começou-se a plantação de cana-de-açúcar, principalmente no Nordeste e no Rio de Janeiro, no que ficou conhecido como Ciclo do Açúcar, no período colonial.

Ainda no período colonial foi descoberto ouro nas ''Minas Gerais'', fazendo com que começasse o ''Ciclo do Ouro'', período em que a extração deste produto movimentou a economia portuguesa colonial.

Já no período imperial começou-se a plantar café. A exportação de café era tão importante para a economia imperial que o produto ganhou o nome de ''joia do Império''.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre História do Direito Brasileiro.A economia brasileira passou por diversos polos/eixos econômicos durante sua história. Com o "descobrimento" do país por Portugal o desenvolvimento de atividade econômica por aqui acaba sempre refletindo os interesses da metrópole. Inicialmente Portugal implanta uma exploração em massa do pau-brasil, sendo a primeira grande atividade econômica em nosso solo. Logo em seguida começa a plantação de cana de açúcar, produto muito valorizado em solo europeu. Após diversos fatores, dentre eles a competição com os holandeses, os engenhos de cana perdem acabam definhando e o novo foco econômico passa a ser as minas de ouro recém descoberta em nosso país. Por fim, o último grande no ciclo econômico de nosso país foi o café, que perdurou durante o século XIX e início do XX.

Portanto a sequência seria: pau-brasil --> cana de açúcar --> minas de ouro --> café

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais