Buscar

Qual o significado de ação continente e ação contida?

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A continência é regulada pelos arts. 56 e 57, ambos do CPC:

"Art. 56. Dá-se a continência entre 2 (duas) ou mais ações quando houver identidade quanto às partes e à causa de pedir, mas o pedido de uma, por ser mais amplo, abrange o das demais.

Art. 57. Quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas."

Assim, continência ocorre quando duas ou mais ações, que envolve as mesmas partes e as mesmas causas de pedir, mas que o pedido contido em uma das ações é mais amplo que da outra (exemplificando: Amanda tem seu nome negativado, indevidamente, junto aos órgãos restritivos de crédito por solicitação da Empresa Alfa Beta Ômega Ltda. Em razão disso, propõe demanda requerendo a exclusão do cadastro. Em demanda diversa, Amanda requer a indenização por danos morais. É claro que a obrigação de fazer, pedido da primeira ação, - retirar o cadastro - está implicitamente contida na segunda ação, que requer o reconhecimento de negativação indevida, com indenização por danos morais).

Aqui, temos a segunda ação como mais ampla, razão pela qual será a ação continente. Enquanto a primeira ação é menos ampla e será chamada de ação contida.

E quais os efeitos gerados?

Quando a ação contida (menos ampla) antecede a ação continente (mais ampla), as ações serão necessariamente reunidas. Entretanto, se a ação continente antecede a contida, esta última será extinta sem resolução do mérito.

 

 

4
Dislike0
User badge image

Jane Mary Parisi de Amorim

Quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas”.

 

Os arts. 56 e 57 do Novo Código tratam especificamente da continência, outra forma de modificação da competência relativa. Na continência, além da identidade entre as causas de pedir, também as partes são as mesmas, sendo que o pedido de uma demanda, por ser mais amplo, abrange o da outra.

Nesse sentido, deve ser aplaudida a nova regra constante do art. 57 do NCPC, que não encontra correspondência no revogado CPC/73: “Quando houver continência e a ação continente tiver sido proposta anteriormente, no processo relativo à ação contida será proferida sentença sem resolução de mérito, caso contrário, as ações serão necessariamente reunidas”.

Portanto, antes de se reunir as demandas para julgamento conjunto (art. 58), há de ser verificado se a ação continente, isto é, a mais ampla, foi proposta anteriormente à contida. Nessa hipótese, a demanda posterior deverá ser extinta sem resolução do mérito (art. 485, X).

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais