Buscar

Quais as principais modificações na educação brasileira realizadas pela reforma pombalina?

💡 3 Respostas

User badge image

Márcia Allves

Linguajar inadequado
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Devemos nos lembrar que depois da colonização do Brasil os portugueses tiveram como objetivo catequizar os povos nativos daqui, fazendo com que eles aderissem à religião e os costumes europeus. Esta educação foi feita principalmente pelos jesuístas, que dominaram este âmbito do país por muito tempo.

Entretanto, quando Marquês de Pombal chegou ao Brasil para ocupar um cargo administrativo ele traz consigo muitas ideias novas e iluministas, visando modernizar várias áreas da colÎnia. No que diz respeito à educação, Pombal expulsa os jesuístas que aqui estavam e estabelece um sistema de aulas régias principalmente voltado para línguas e humanidades para substituir a falta dos jesuítas. Neste contexto, houve grandes mudanças e retrocessos, já que não havia um sistema capaz de substituir realmente os jesuístas. Pombal assim criou uma parte administrativa para poder lidar com as escolas, tanto em relação às necessidades básicas quanto com a contratação de professores. Entretanto, as aulas continuavam tendo os mesmos conteúdos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais