Buscar

O que significa inimputável?

💡 7 Respostas

User badge image

Douglas Di Morais

é qdo a pessoa não pode responder os processos em seu nome, ou seja , não tem responsabilidade civil

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O inimputável está conceituado no artigo 26, caput, do Código Penal que dispõe:

    Inimputáveis

        Art. 26 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento

A inimputabilidade faz com que o agente sejá absolvido, em virtude da falta de culpabilidade de sua conduta, porém, essa absolvição é imprópria, desse modo, é aplicada uma medida de segurança nesse inimputável. 

1
Dislike0
User badge image

Tainah Montela

Para se configurar o crime é necessário que tenha um fato típico (conduta, resultado, nexo causal e tipicidade), ilícito (onde é analisado se está presente ou não as excludentes de ilititude - estado de necessidade, legitima defesa, estrito cumprimento do dever legal e exercício regular do direito) e culpável.

A culpabilidade possui elementos: imputabilidade, potencial consciência da ilicitude do fato e exigibilidade de conduta diversa. Desse modo, a inimputabilidade é uma forma de exclusão da culpabilidade (retirando o elemento imputabilidade), está presente no artigo 26 e seguintes do Código Penal. 

O agente poderá ser classificado como inimputável, quando será isento de pena (art. 26, caput,  e 27, ambos do CP) ou semi imputável, terá sua pena reduzida (art. 26, parágrafo único, CP).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais