Diferencie esporos bacterianos de esporos de fungos:
3 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
Estes esporos são produzidos pelas próprias bactérias, sendo encontrados em seu interior esperando a hora de "agir". Vale a pena salientar que a localização destes esporos dentro da bactéria serve como um RG, para identificar o tipo da espécie.
A respeito dos esporos dos fungos, são eles que são responsáveis pela reprodução sexuada e assexuada destes, podendo estes esporos serem assexuados ou sexuados. Eles podem ser móveis (se apresentarem um flagelo e são chamados cientificamente como zoósporos) ou imóveis.

felipe santos
Há mais de um mês
Os esporos são estruturas pequenas produzidas em grande quantidade por bactérias, fungos e plantas, com capacidade de gerar um novo indivíduo.
Os esporos bacterianos ou endósporos atuam como estruturas de sobrevivência quando a bactéria encontra-se em condições ambientais desfavoráveis. Eles são produzidos pela própria bactéria e encontram-se livremente em seu interior. Inclusive, a posição do endósporo é usada como forma de identificação das espécies.
A reprodução sexuada e assexuada dos fungos é garantida pela produção de esporos. Os esporos de fungos podem ser assexuados e sexuados.
Os esporos assexuados formam-se por mitose e posterior divisão celular, sem fusão de núcleos. Quando os esporos germinam, tornam-se organismos geneticamente idênticos ao parental.
Os esporos sexuados resultam da fusão de núcleos de duas linhagens opostas de cruzamento de uma mesma espécie de fungo. Esse tipo de esporo é menos frequente.
Os esporos de fungos podem ser móveis ou imóveis. Os móveis apresentam um flagelo e são denominados de zoósporo.