Num experimento colocaram as células em uma solução com excesso de sais por 10 min. responda: a) O que deverá ocorrer com a célula? Justifique.
4 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
Quanto ao tipo de meio em que uma célula pode estar inserida, existem três tipos:
- Meio isotônico: quando a concentração de soluto - sais ou outras moléculas - do meio externo é igual à concentração do meio interno;
- Meio hipotônico: quando a concentração de sais ou outras moléculas (soluto) do meio externo é menor do que a concentração do meio interno, ou seja, existe uma maior concentração de água no meio externo;
- Meio hipertônico: quando a concentração de sais ou outras moléculas (soluto) do meio externo é maior do que a concentração do meio interno, ou seja, existe uma maior concentração de água no meio interno.
Um outro fator importante que deve ser analisado é a osmose. A osmose é um fenômeno físico que acontece naturalmente quando temos dois meios com concentrações diferentes separados por uma membrana semipermeável. Nesse fenômeno, quando as moléculas de água (solvente) estão mais concentradas em um dos dois meios, elas tendem a atravessar a membrana e ir em direção ao outro meio com menor concentração. Esse processo acontece naturalmente até que os dois meios fiquem com a mesma concentração.
Por fim, podemos perceber que a célula do enunciado está inserida em um meio hipertônico - com uma maior concentração de sais no meio externo, ou seja, pouca água fora da célula (meio externo) e muito mais água dentro da célula (meio interno). Como a parede da célula funciona tal qual uma membrana semipermeável, a osmose irá ocorrer naturalmente retirando as moléculas de água do seu interior. Dessa forma, a célula murchará.
Letícia Berchieri
Há mais de um mês
Ela vai perder água (desidratar), já que há uma diferença entre os gradientes a água passa por osmose do meio hipotônico para o meio hipertónico, em busca do equilibrio osmótico
Suellen Lopes
Há mais de um mês
a solluçao com excesso de sais é uma solução hipertonica, logo as células irão perder água por osmose, assim a água sairá da célula a fim de diluir a soluçao fazendo com que a célula desidrate.