Buscar

Qual a relação da Biologia Molecular com a Biotecnologia?

💡 1 Resposta

User badge image

Suzi Soares

Biotecnologia é um ramo de pesquisa que estuda formas de se usar organismos vivos, com a finalidade de resolver algum problema ou para criar algum produto útil à humanidade. Visa usar a ação de organismos vivos para amenizar, ou resolver, problemas causados pela ação humana. Exemplos dessas aplicações podem ser vistos na fabricação de alguns alimentos comumente usados, como produtos fermentados, em que bactérias são usadas para “transformar” esses alimentos em outros. Os produtos finais desse processo são, por exemplo, vinho, cerveja e pão.

Existe uma corrente dentro da Biotecnologia que trabalha com uma nova realidade de pesquisa. Essa nova corrente usa a manipulação de DNA, informações genéticas para obter resultados proveitosos em alimentos, plantas, etc.

A Biotecnologia é uma ciência que já é usada há muito tempo pela humanidade. Antes do século XII, esses métodos já eram usados para obtenção de alguns alimentos ( como o vinho e pão). No século XVII, se iniciou a criação de fungos na França. Edward Jenner, médico e naturalista, no século XVIII, inventou a vacina antivaríola, que usava o vírus da doença para o combate da mesma. Em 1981, foi conseguida a primeira planta geneticamente modificada e, em 1997, nasceu a primeira ovelha clonada até então, de nome Dolly.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais