Buscar

Por que houve a necessidade de regulamentação para o âmbito organizacional? Regulamentação da qualidade

💡 4 Respostas

User badge image

Wallace Siqueira

Bom dia.

Claúdia esse é um texto original entregue a faculdade, recomento que se baseie e construa sua própria resposta, incluindo a leitura de outros materiais:

A fabricação de produtos e a prestação de serviços datam de séculos, milênios atrás. Contudo com o passar dos anos, principalmente após o “bum” industrial na Inglaterra no século XIX e a percepção e dificuldade em se manter padrões quando em escala maior, verificou-se a necessidade de padronizar os processos a fim de atender as expectativas dos clientes e garantir a qualidade do produto ou serviço prestado. Visando essa padronização, chegou-se ao conceito e necessidade de normalização para o ambiente organizacional, mas afinal o que seria normalização?

Normalização se trata basicamente do desenvolvimento, difusão e aplicação de padrões e normas técnicas usadas para prevenção e solução de não conformidades, a partir do envolvimento de todos que impactam direta ou indiretamente o processo, promovendo assim a economia global, solidificando o uso de ferramentas tecnológicas, além de difundir a inovação de forma.

Os primeiros indícios que temos do uso de normalização datam da revolução industrial, ou seja, em pleno século XIX, onde empresas tinham como objetivo basicamente solucionar problemas comerciais.  Contudo foi no início dos anos 1900 que tivemos a criação dos primeiros órgãos, como a British Standards Institution no Reino Unido e a Normenausschuss der Deutschen Industrie na Alemanha, além da American National Standards Institute e da American Standards Association nos Estados Unidos, que s fundiram posteriormente, posteriormente surgiu a International Organization for Standardization (ISO), que é uma das principais organizações que determinam padrões organizacionais no mundo.

Apesar de não percebida, a normalização está presente à nossa volta todos os dias, na qualidade da roupa que vestimos, na qualidade da água e dos alimentos que consumimos, entre outros. Basicamente a normalização surgiu com o intuito de garantir que os produtos e serviços atendessem um padrão de qualidade e que sempre atendesse as necessidades dos clientes e consumidores, contudo a normalização trouxe outros benefícios, como por exemplo, facilitou a comercialização nacional e internacional de produtos, pois através da normalização da gestão organizacional é percebido o padrão de gestão dos processos de uma empresa, permitindo que seu produto seja comercializado em vários países. Outro fator importante é que com a melhoria contínua destacada em vários padrões internacionais responsáveis por normalizar e definir padrões, como por exemplo através das ISO’s, o que força ao desenvolvimento de novas tecnologias e desenvolvimento de recursos em geral.

Com isso podemos concluir que a normalização é fundamental para que as organizações possam sólidos processos que garantam a qualidade, o desenvolvimento de recursos em geral e que servem para quebrar as barreiras comerciais com o mercado interno e externo, permitindo assim que a empresa expanda seus horizontes, conquistando novos clientes, mantendo os laços comerciais com os clientes já existentes.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O ambiente organizacional das empresas e como que os funcionários lidam com isto vamos utilizar nossos conhecimentos sobre Contabilidade. O ambiente organizacional ideal permite que o colaborador tenha grande flexibilidade, o que faz com que o ambiente de trabalho se torne mais amigável e fluente ao longo do dia do funcionário.

Empresas mais criativas e atuais gostam de políticas de inclusão, seja ela social ou física – além de estimular a diversidade entre seus funcionários. O Google é o sonho de consumo de qualquer colaborador, justamente pelo ótimo ambiente corporativo, que permite disseminação de novas ideias e conteúdo, assim como a metodologia de trabalho aplicada dentro do ambiente empresarial.

O colaborador deve estar disposto a novos desafios, pessoas flexíveis e com alta capacidade de adaptação são bem-vindas, da mesma forma como o trabalho em equipe é valorizado e estimulado dentro da empresa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais