Buscar

Física Termodinâmica, Óticas e Ondas - Física II

A colocação de uma manta isolante sob o telhado é uma boa alternativa para conseguir um maior conforto térmico com um menor gasto energético.  A manta aluminizada se destaca por ser um material isolante térmico relativamente barato no mercado brasileiro. Estruturada a partir de poliéster preestabilizado ou filme de polietileno de alta densidade, a manta aluminizada recebe esse nome por conter também um filme de alumínio com alta resistência aos raios UV numa de suas faces. (CONSTRUINDO DECOR, 2019).

Com base no seu conhecimento técnico em transferência de calor, responda as questões a seguir.


A) Sobre a colocação da manta aluminizada, analise se a face metálica ficaria localizada para dentro do ambiente interno ou para fora.Explique. 

B) Qual processo de transferência de calor é minimizado pela camada polimérica desta manta?

C) Aponte se manta totalmente de metal seria eficiente. Justifique sua resposta. 

D) Informe uma variação de temperatura que você presenciou dentro de um cômodo de sua casa em um dia de calor. Considerando que dentro deste cômodo tenha 150 kg de ar e que o calor específico do ar possa ser considerado 0,72 kJ/kgK, qual a quantidade de calor que foi transferida para esse cômodo durante o dia? 

💡 1 Resposta

User badge image

anderson maicon

As formas de trocas de calor são : convecção, condução e radiação.  Ao utilizar a manta térmica tende-se a atenuar a troca de calor por radiação. Na qual os raios solares chegam nas telhas retornaram para cima, já que a parte refletora é utilizada para cima.

A manta também é impermeável e impede a passagem da água, direcionando-a para a calha.

A quantidade de calor transferida num dia é baseada na variação de temperatura, que pode ser calculada pela expressão de calor sensível:

Q = m.c.ΔT

Q = 150.0,72.ΔT

Dessa forma, caso tenhamos uma temperatura final e inicial é possível calcular a quantidade de calor trocada dentro do cômodo da casa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais