Por que a pressão em baixo da agua nao e mesma da superficie
5 resposta(s) - Contém resposta de Especialista
RD Resoluções
Há mais de um mês
----
Considerando um fluido de densidade volumétrica \(\rho\) constante, submetido a uma aceleração (por exemplo, a aceleração da gravidade \(g\)), tem-se dois pontos: o ponto de pressão \(p_2\), a uma altitude \(y_2\), e outro ponto de pressão \(p_1\), a uma altitude \(y_1\). Com isso, a relação entre essas pressões é apresentada conforme a equação de Hidrostática a seguir:
\[p_2-p_1=-\rho g\cdot (y_2-y_1)\]
----
Pelo enunciado, tem-se que \(y_1\) é a altitude correspondente ao fundo da água, \(y_2\) é a altitude correspondente à superfície da mesma e \(\rho\) é a densidade volumétrica da água. Como a pressão de \(y_1\) é \(p_1\) e a pressão de \(y_2\) é \(p_2\), tem-se que os valores de \(p_1\) e \(p_2\) são diferentes entre si.
----
Concluindo, a pressão \(p_1\) embaixo da água e a pressão \(p_2\) da água na superfície são diferentes entre si devido à seguinte equação de Hidrostática:
\[\boxed{p_2-p_1=-\rho g\cdot (y_2-y_1)}\]
vitor cunha
Há mais de um mês
Para entender a ideia da pressão, quanto menor for o apoio, maior será pressão exercida. Por exemplo, uma bicicleta com uma roda fina e que sustenta o peso corporal de quem a dirige: essa roda deixará marcas no solo, pela pressão exercida pelo peso do corpo. Se no lugar de rodas finas forem colocadas outras mais grossas, essas marcas serão menores ou mesmo deixarão de existir, porque a pressão do peso do corpo será distribuída por um espaço maior.
A pressão aumenta nas bases, já que acumulam todo o peso distribuído na área ou recipiente, como no caso das águas. Dessa forma, um submarino que navega pelas profundezas do mar precisa ser de um material forte o suficiente para resistir à enorme pressão do local.