Buscar

Mecânica dos fluídos

Trabalhos de manutenção em sistemas hidráulicos de alta pressão exigem cuidados especiais. Um pequeno vazamento pode causar um jato de fluido hidráulico de alta velocidade que pode penetrar na pele e provocar ferimentos sérios (por isso, os mecânicos são instruídos a usar um pedaço de papel ou de papelão, e não um dedo, para detectar vazamentos). a) Calcule e trace um gráfico da velocidade do jato de um vazamento versus a pressão do sistema, para pressões até 40 MPa (manométrica). b) Explique como um jato de alta velocidade de fluido hidráulico pode causar ferimentos.

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Gabriela

Following

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O exercício nos propõe a identificar, de acordo com os nossos conhecimentos sobre mecânica dos fluidos e as informações contidas no corpo de texto do enunciado, a respostas que responde, de maneira correta, os itens apresentados pelas letras A e B. Dessa maneira, temos que:

  1. Por motivos de limitação da plataforma o gráfico será substituído por uma descrição do mesmo. Assim, considerando que esse escoamento original é no sentido da tubulação e que este vazamento é perpendicular, podemos considerar a velocidade inicial com zero e jato livre, assim a pressão 2 será atmosférica e consequentemente. Entretanto, se em uma segunda situação a tubulação considerada estiver horizontal, z1 = z2, dessa forma sobra como incógnitas na equação de bernoulli P1 e v2, assim é só isolar v2 na equação que vc terá a relação entre p1 e v2 ... atribuindo valores a p, você monta o gráfico.

b) Neste item, temos que aplicando a equação da quantidade de movimento é possível estabelecer a força que o fluido provoca decorrente da velocidade do escoamento, assim, quanto maior a velocidade maior será a força e consequentemente irá machucar cada vez mais, tendo em vista que a resistência mecânica da pele é constante , outro ponto, quanto menor o diâmetro do jato, mais perigoso, pois a tensão irá aumentar com a redução da área .**

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais