Buscar

- Medidas e Avaliação

Questão 1/5 - Medidas e Avaliação

Considere o extrato de texto: 

“[...l a dinâmica dos diferentes estágios de maturação dos sistemas biológicos é semelhante em todos os indivíduos jovens, por outro podem ocorrer variações individuais significativas em relação à época em que os estágios maturacionais mais avançados são atingidos“. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUEDES, D.P Crescimento e desenvolvimento aplicado à Educação Física e ao Esporte. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo, v. 25, p.127-140, 2011.

Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Medidas e avaliação sobre a maturação e a sua relação com o desempenho esportivo, leia as afirmativas:

 I. A prática de exercícios físicos regulares melhora o processo de crescimento de crianças e adolescentes, o que explica o fato de praticantes de basquete e voleibol, em geral, terem estatura privilegiada.

II. Na prática esportiva verifica-se que a maturação precoce nos meninos traz relativas vantagens para a prática esportiva, enquanto que nas meninas ocorre o oposto, a maturação tardia é mais benéfica no desempenho esportivo.

III. Na maturação somática, o efeito relativo da idade ocorre quando se verifica uma relação entre a data de nascimento e a probabilidade de o indivíduo atuar numa competição. Em geral, indivíduos nascidos no primeiro trimestre sempre competem na mesma categoria de indivíduos nascidos no final do mesmo ano, trazendo relativa vantagem aos nascidos no primeiro trimestre.

IV. Durante as fases de estirão, os profissionais de educação física devem ter cuidado redobrado durante o treinamento, pois nesta fase os adolescentes estão mais suscetíveis às lesões. 

São corretas apenas as afirmativas:

 

A

I e II

 

B

I e III

 

C

III e IV

 

D

I, II e III

 

E

II, III e IV

💡 4 Respostas

User badge image

luluzinha

Também gostaria da prova objetiva medidas e avaliações?
4
Dislike0
User badge image

Silvia Beatriz

E

II, III e IV

Comentário: São corretas as afirmativas II, III e IV. “[II]. Curiosamente, é possível verificar na prática desportiva entre os meninos, uma relativa vantagem naqueles com maturação precoce; entretanto, entre as meninas observa-se, justamente, o oposto. [III]. [...] descreve as consequências de diferenças, principalmente físicas, nas idades entre indivíduos que competem dentro do mesmo grupo etário anual. Indivíduos nascidos no mês de janeiro ou no primeiro trimestre de um determinado ano quase sempre competem na mesma categoria de indivíduos nascidos no mês de dezembro ou no quarto trimestre do mesmo ano. [IV].[...] Os momentos de estirão de crescimento devem ser tratados com atenção e cuidado redobrado pelos profissionais não apenas porque pode haver deterioração da técnica, mas também por ser uma fase na qual a incidência e a severidade de lesões têm se apresentado mais significativa em modalidades de competição como o futebol” (livro-base, p. 91-95). A afirmativa I é incorreta, pois. “Embora haja uma crença de que a prática da atividade física favoreça o crescimento em estatura, as evidências científicas não sustentam, de forma absoluta essa ideia” (livro-base, p.92).

3
Dislike0
User badge image

Jonas Correa

Alguém tem as provas objetivas ou discursiva de medidas e avaliação
2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais