Buscar

qual espicialização da menbrana celular esta envolvida na adesão entre a célula e a lamina basal ?

💡 3 Respostas

User badge image

Rebeca Andrade

Especializações de junção

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A membrana permite o apoio das células epitelias com o tecido conjunivo. A membrana de plasma, é uma bicamada lipídica que define a totalidade da célula. É uma estrutura formada por duas lâminas de fosfolipídios , glicolipídios e proteínas que circundam, limitam a forma e contribuem para manter o equilíbrio entre o interior (meio intracelular) e o exterior (meio extracelular) das células.
Regula a entrada e saída de muitas substâncias entre o citoplasma e o meio extracelular. É semelhante às membranas que definem oorganelas de células eucarióticas . Consiste em duas folhas que servem como um "recipiente" para o citosol e os diferentes compartimentos internos da célula, além de fornecer proteção mecânica. Consiste principalmente em fosfolipídios ( fosfatidiletanolamina e fosfatidilcolina ), colesterol , carboidratos e proteínas ( integrais e periféricas ).
A principal característica dessa barreira é sua permeabilidade seletiva , que permite selecionar as moléculas que devem entrar e sair da célula. Desta forma, o meio intracelular é estável, regulando a passagem de água , íons e metabólitos , enquanto mantém o potencial eletroquímico (fazendo com que o ambiente interno seja carregado negativamente). A membrana plasmática é capaz de receber sinais que permitem a entrada de partículas no interior. Quando uma molécula grande cruza ou é expelida da célula e parte da membrana plasmática é invaginada para revesti-los quando estão dentro, os processos de endocitose e exocitose ocorrem respectivamente .
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados