Buscar

Nome dos tipos de tecidos?

💡 6 Respostas

User badge image

Danielle Campos

A histologia é o estudo dos tecidos que formam nosso corpo e dos animais.

Todos os tecidos podem ser divididos em quatro grupos de acordo com certas características comuns:

  • Epitelial
  • Conjuntivo
  • Muscular
  • Nervoso
0
Dislike0
User badge image

Danielle Campos

1- Tecido Epitelial

Este tecido é formado por células poliédricas justapostas (posicionadas bem próximas uma ao lado da outra) com pouca matriz extracelular (substancia que se encontra no espaço entre as células). É encontrado revestindo superfícies externas (ex: pele) e cavidades do corpo (ex: trato respiratório, trato digestivo) ou se organizando em glândulas.

2- Tecido conjuntivo

Este tecido já é caracterizado por apresentar uma grande quantidade de matriz extracelular, produzido por suas próprias células. Subdivide-se em tecido conjuntivo propriamente dito, tecido cartilaginoso, tecido ósseo e tecido sanguíneo.

3- Tecido muscular

Como o nome já diz, é o tecido que forma nossos músculos, sendo formado por células  alongadas dotadas de função especializada de contração, as chamadas fibras musculares.

4- Tecido nervoso

Este é formado pelos famosos neurônios, células que apresentam longos prolongamentos e cuja função é receber, gerar e transmitir impulsos nervosos.

Neste post, só queria falar de forma geral sobre os quatro tipos de tecidos corporais. Em outros posts, falarei de forma mais detalhada de cada um deles.

0
Dislike0
User badge image

Lays Cristina Piaia

corpo humano é formado por 4 tipos de tecidos, a saber: tecido epitelialtecido conjuntivo (adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo), tecido muscular (liso, esquelético e cardíaco) e tecido nervoso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais