Buscar

Alguém o resumo do filme: Simples como amar?

💡 1 Resposta

User badge image

Henzo Benetti

O presente filme, Simples Como Amar, aborda a vida de uma moça chamada Carla que nasceu com uma leve deficiência cognitiva e, em sua infância, pelo fato de sua mãe não conseguir lidar com as dificuldades de comportamento apresentadas no dia-a-dia e o considerar ‘anormal’, convenceu seu pai para internar Carla em uma escola especial. Tomada à decisão de internamento de Carla, seus pais deixaram-a passar toda sua infância e adolescência distante da casa e da família. Somente anos mais tarde que Carla retorna para casa e, diante do comportamento diferenciado dela por sua deficiência, transmite a ideia de que sua mãe sente-se envergonhada frente às outras pessoas, bem como ao ir a um evento honorário e comemorativo onde Carla começa a brincar com os cães e, depois, abre as gaiolas e os cães escapam, causando (indesejavelmente) uma confusão no local.

A decisão dos pais de Carla em coloca-la em internamento de em uma escola especial, trata-se de uma maneira para re-atribuir a responsabilidade e as dificuldades encontradas dentro do cotidiano familiar em lidar com Carla e sua deficiência psicológica. Me questiono: até que ponto os pais – enquanto sujeitos com responsabilidade em proporcionar cuidado, carinho, apoio e amor – desempenham seus papéis para com seus filhos, principalmente no caso de filhos com alguma deficiência psicológica como Carla?

Como resultado a mãe de Carla ficava brava pelo acontecido, o que levou Carla a fugir de casa para a escola especial em que estava internada anteriormente. Então, através de uma carta deixada no quarto por Carla afirmando ter voltado para a escola especial, sua mãe vai até lá e conversa com o diretor da escola, alegando que já havia feito tudo o que imaginava para o bem de Carla, tal como ingressá-la em uma escola para fazer caligrafia, mas Carla não havia aceito. A mãe de Carla apresentava um comportamento superprotetor, preocupante e preconceituoso em relação à Carla e sua deficiência psicológica, isso se deve principalmente à sua expectativa enquanto mãe em relação às suas filhas, considerando que suas filhas apresentavam características diferentes de comportamento e personalidade.

Os pais de Carla decidiram matriculá-la em um curso de graduação e, embora Carla sofresse discriminação por outros estudantes, teve a oportunidade de conhecer um cara chamado Danny, que também havia deficiência cognitiva. Ambos tornaram-se grandes amigos no curso e costumaram sair juntos para conhecer lugares diferentes da cidade, almoçar e conversar. Danny falou para Carla da possibilidade de ela morar sozinha e, na festa de aniversário de Carla, quando seus familiares estavam todos juntos, Carla mencionou que desejava morar em um apartamento somente para ela. Essa menção gerou insatisfação em sua mãe que, além de falar que não poderia, acreditava que Carla não tinha autonomia e que era totalmente irresponsável e incapaz de morar sozinha. Pode-se refletir: que tipo de ajuda sua mãe procurava proporcionar à Carla? Será que era mesmo ajuda?

Depois de toda a família voltar-se contra a mãe de Carla e apoiar Carla, sua mãe cedeu à resistência. Juntos, então, procuraram apartamentos para Carla ir morar e, após encontrado o apartamento ideal, a mãe de Carla ao arrumá-lo pôs extintores em todos os locais do apartamento, até mesmo no banheiro, com medo de que pudesse pegar fogo. Carla e Danny assumiram um relacionamento de namoro e o apartamento de Carla facilitava os encontros com maior frequência. Carla e Danny decidiram transar na noite de Ação de Graças no apartamento, mas, no entanto, isso entristeceu Carla quando ambos foram ao casamento e Danny, bêbado, confessou tudo sobre o relacionamento íntimo que haviam tido entre eles, virando alvo de risos e desrespeito por parte do público que assistia.

Carla sentiu-se decepcionada e, talvez por sua mãe nunca ter conversado sobre sexualidade, ficou envergonhada diante do ocorrido, decidindo que não queria mais ver Danny. Sua mãe continuava a tratar Carla como se fosse uma criança e impotente de viver independente ou realizar qualquer coisa sozinha, o que resultava em brigas e desentendimentos, pois Carla tinha força de vontade em ter sua autonomia e viver independente da superproteção, oriunda de sua mãe, que impedia Carla de caminhar com seus próprios pés. Ambos, Carla e Danny começaram a sentirem saudades um do outro, o que contribuiu para que se desculpassem e voltassem a se relacionarem novamente, levando a realização da cerimonia de casamento, mesmo existindo problemas e empecilhos, passaram a viver juntos. Observa-se um adendo: será que a mãe de Carla (não) estava precisando de tratamento psicoterápico para lidar e conviver com sua filha e, sobretudo, aceitar a deficiência de Carla e a possibilidade de superação?

Contudo, foi perceptível durante o filme que, em todos os momentos durante o desenrolar das relações sociais de Carla, as suas atitudes e comportamentos eram vistos com menosprezo e deselegância pelas pessoas à sua volta, com exceção de algumas pessoas mais próximas que a-compreendia e a-respeitava de um modo mais humanitário e sem discriminação ou preconceito. Assim, me questiono: até que ponto a sociedade como um todo está preparada psicológica e socialmente para aceitar as pessoas com alguma deficiência e a inclusão destas pessoas com deficiência como pessoas como quaisquer outras, sem discriminação ou menosprezo? Será que não falta desenvolver um maior e amplo trabalho comunitário de conscientização acerca da valorização social? Pois, creio que, as pessoas que necessitam de inclusão social deveriam haver maior visibilidade na sociedade para que sejam respeitadas como qualquer outro ser humano de valor.

(Resenha elaborada em 2013, UNOCHAPECÓ, São Lourenço do Oeste).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais