Buscar

pedagogia

A utilização de diferentes teóricos no embasamento de nossa caminhada na Educação é um processo natural que acontece em praticamente todas as instituições de ensino de nosso país, pois buscamos adequar nossas práticas às vivências e experiências já defendidas por alguém, em algum lugar do planeta, nas mais diferentes situações e épocas da vida deles. Nascem, assim, as diferentes metodologias e concepções de ensino. Na Educação Infantil não é diferente e muitos teóricos do passado continuam sendo referência até hoje. Com relação ao Construtivismo de Piaget, analise as seguintes sentenças: I- Nesta teoria, o professor orienta seus alunos e estimula-os a irem ao encontro do saber (construindo-o), enquanto media o processo. II- Para Piaget, o professor provoca a reflexão e a autonomia do aluno, na construção do próprio conhecimento, incentivando-o a tentar. III- O espaço não precisa ser pensado para favorecer a aprendizagem, pois os livros e os materiais devem dar conta disso. IV- Nesta teoria, o aluno recebe as informações prontas do professor, não interagindo com o conhecimento. Agora, assinale a alternativa CORRETA: a) As sentenças I e II estão corretas. b) Somente a sentença I está correta. c) As sentenças I, II e IV estão corretas. d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A sentença I está correta. Para Piaget, o professor tem como objetivo guiar e orientar o aluno a buscar conhecimento.

A sentença II também está correta. O construtivismo acredita na autonomia do aluno e na construção própria do conhecimento.

A sentença III está errada, o espaço escolar deve favorecer a aprendizagem, assim como os materiais e livros tem importância, o espaço deve ser agradável e favorável ao conhecimento.

A setença IV também está errada, para Piaget o aluno deve buscar autonomia e buscar por si mesmo o conhecimento, o professor deve ser guia do aluno que interage com o conhecimento e o constrói.

Portanto, tendo em vista que as sentenças I e II estão corretas podemos indicar que a alternativa a) é que aponta corretamente este fato.

1
Dislike0
User badge image

Erika Saraiva

Somente a l esta correta

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais