Buscar

prova final discursiva sociedade,educação e cultura

💡 2 Respostas

User badge image

Guilherme Marques

1. Não se pode negar que se vive em um contexto e em um período de constantes mudanças e transformações. Estas mudanças abalam os mais diversos âmbitos da sociedade. Neste contexto, o mercado de trabalho não passa imune. É recorrente encontrar afirmações de que a educação/ formação/ qualificação é imprescindível para que os indivíduos sejam e se mantenham inseridos no mercado do trabalho. Disserte sobre as relações existente entre educação e trabalho.
Resposta Esperada:

Ao longo da história da humanidade, diferentes concepções de trabalho se estruturaram. Inicialmente, após o período de economia natural e de subsistência, houve a forma de escravidão, seguida do modo de trabalho servil e, por fim, a experiência do trabalho assalariado. 

Na Antiguidade, o trabalho era comumente visto como um castigo, atividade não digna e se deveria evitar e livrar-se de qualquer forma de trabalho árduo e/ou repetitivo. Neste período, o ócio era prestigiado pela sociedade, pois o ócio possibilitava que o homem se dedicasse à política, filosofia, poesia, música e demais artes.
Na legislação atual do Brasil, a educação tem como um dos propósitos preparar para o mercado e mundo de trabalho.

Atualmente, os discursos sobre o trabalho e a educação mudam profundamente, os desafios e tendências no mercado de trabalho são os mais diversos e exigem múltiplas competências e habilidades da parte dos trabalhadores. 

As novas tecnologias e matérias-primas exigem que a mão de obra se qualifique e se aperfeiçoe constantemente. 

Assim, torna-se imprescindível que os trabalhadores se mantenham em constante atualização e aperfeiçoamento, caso contrário, podem ser excluídos de determinados postos e espaços de trabalho, bem como não conseguir ser realocados em outros postos.


2. A Revolução Francesa e a Revolução Industrial na Inglaterra são dois pilares centrais para o surgimento da Sociologia. A Europa, neste período, passava por grandes mudanças, alterando a vida social da população com destaque para o movimento de industrialização e urbanização da sociedade capitalista que se formava. Nesse contexto, disserte sobre duas condições históricas que contribuíram para o surgimento da sociologia.
Resposta Esperada:

- Na passagem do período medieval para a modernidade foram desconstruídos alguns costumes, tradições, o modelo de família patriarcal, de trabalho servil, dando espaço para o início da indústria capitalista.

- A revolução científica da modernidade elevou áreas como a física, química, biologia e medicina, de modo que, em algum momento, a sociologia já foi chamada de ?física social?.

- No período chamado de modernidade ocorre uma forte mudança de mentalidade. O homem passa a centralizar e dar mais atenção às capacidades racionais, à compreensão da estrutura da natureza e seu funcionamento.

- No início da modernidade, as sociedades, em geral, deixaram a cultura teocêntrica para aceitar uma cultura antropocêntrica, mais voltada às questões humanas e sociais.

3
Dislike0
User badge image

Sérgio Silva

Qualificação. Essa relação entre trabalho e educação ficou mais próxima a partir da década de sessenta, devido ao surgimento da teoria do capital humano, fazendo com que a educação tivesse grande importância para o desenvolvimento econômico, porque ela potencializa o trabalho, qualificando a mão-de-obra.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais