Buscar

Fusão e aquisição

Uma empresa quando sofre a fusão e aquisição assim que são assinados os acordos, sejam, o próximo passo a ser tomado é da integração entre as empresas impacto gerado na gestão de pessoas depende do jogo de poder e a estratégia de integração, o que forma o novo perfil da empresa. Qual a consequência desta integração dentro da nova companhia?

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriel Candido

Existem cinco tipos comuns de fusões: horizontal, vertical, conglomerado, fusão de extensão de mercado e fusão de extensão de produto. O termo escolhido depende da função econômica, finalidade da transação comercial e relacionamento entre as empresas da fusão. Os tipos de fusão de empresas são:

  • fusão horizontal ocorre entre empresas da mesma indústria sendo, portanto, concorrentes que oferecem o mesmo bem ou serviço. Ela tem como objetivo criar uma nova organização, com mais participação de mercado (aumentar market share), obter economias de escala e expandir a área de atuação.
    Como as operações comerciais deste tipo de fusão são muito semelhantes, pode haver oportunidades de fundir certas operações, como o processo de fabricação, por exemplo, e reduzir custosA ExxonMobil é um exemplo de uma fusão horizontal. Ela foi formada em 30 de novembro de 1999 na fusão da Exxon com a Mobil, duas empresas resultantes da divisão da Standard Oil Company em 1911, ou seja, tanto a Exxon quanto a Mobil eram empresas da mesma indústria de petróleo.
  • fusão vertical ocorre na junção de duas ou mais empresas cujos negócios se complementam, ou seja, é a fusão de empresas produtoras de bens ou serviços diferentes para um produto final específico. Nesse caso, as organizações podem não competir entre si, mas operam em diferentes níveis dentro da cadeia de suprimentos de uma indústria.
    Dentre os objetivos da fusão vertical estão maior controle sobre as atividades, proteção do investimento principal, ganho na facilidade da distribuição dos produtos e assegurar matérias-primas. Uma empresa de automóveis que se junta a um fornecedor de peças seria um exemplo de fusão vertical. Tal acordo permitiria à divisão do automóvel obter melhores preços nas peças e ter um melhor controle sobre o processo de fabricação. Um exemplo real é do Santander Brasil que formou uma joint venture com a Hyundai para a criação do Banco Hyundai Capital Brasil e uma corretora de seguros.
  • Conglomerado é a fusão de empresas envolvidas em atividades comerciais totalmente não relacionadas, ou seja, com produtos ou serviços completamente diferentes. É o caso da fusão entre Louis Vuitton com Moet e Chandon. Os objetivos da fusão por conglomerado são diversificação do risco e aproveitar oportunidades de investimentos.
  • fusão de extensão de mercado ocorre entre duas ou mais empresas que produzem os mesmos produtos, mas em mercados separados. O objetivo principal da fusão de extensão de mercado é garantir que as empresas da fusão possam ter acesso a um mercado maior e que assegure uma base de clientes maior. Um bom exemplo é a fusão entre LAN Chile e TAN que, ao se unirem, criaram a LATAM, permitindo crescer nos mercados do norte e Europa.
  • fusão de extensão de produto ocorre entre duas ou mais organizações cujos produtos relacionam-se e que operam no mesmo mercado. A fusão de extensão de produto permite que as empresas da fusão agrupem seus produtos e obtenham acesso a um conjunto maior de consumidores. Isso garante aumento na lucratividade.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais