Buscar

em uma planta adulta onde podemos encontrar células meristemáticas?

💡 2 Respostas

User badge image

Luiz Otávio Lourenço

Nas plantas adultas nas regiões apicais se encontram seus meristemas (regiões especializadas em crescimento celular),sendo inclusive chamadas de meristemas apicais,como nas pontas dos galhos que darão origem a mais galhos.

O Bonsai por exemplo,apresenta aquele tamanho devido aos inumeros cortes e modulações provocadas pelos cortes em seus meristemas.

Nas raizes adultas a região de meristema apical perda sua grande capacidade de realizar mitoses,então uma região relativamente próxima do meristema apical da raiz passa a realizar poucas divisões celulares,chamado de centro quiescente,sendo inclusive,capaz de repovoar regiões meristemáticas vizinhas quando danificadas.Espero ter ajudado.

6
Dislike0
User badge image

Edward Teixeira de Albergaria

Nós encontramos o Meristema Apical Caulinar na parte superior da planta que a faz crescer contra a força gravitacional e o Meristema Apical Radicular que faz a raiz das plantas crescerem a favor da força gravitacional e ainda temos os Meristemas Laterais. 

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais