Buscar

O que é o princípio Tempus Regit Actum?

💡 5 Respostas

User badge image

Dayna Martins

A lei de regência é a vigente ao tempo da reunião dos requisitos para a concessão do benefício.

“Os benefícios previdenciários devem regular-se pela lei vigente ao tempo em que preenchidos os requisitos necessários à sua concessão. Incidência, nesse domínio, da regra ‘tempus regit actum’, que indica o estatuto de regência ordinariamente aplicável em matéria de instituição e/ou de majoração de benefícios de caráter previdenciário. Precedentes” (AI 625.446-AgR, Rel. Min. Celso de Mello, Segunda Turma, DJe  19.9.2008).

Lei de Introdução ao Código Civil mescla, em seu bojo, ambas as teorias subjetiva e objetiva a fim de tratar acerca da incidência da lei aos fatos pretéritos, atuais e vindouros. Pelo princípio dotempus regit actum, a lei é imediata: a partir de sua entrada em vigor, aplica-se a todas as situações existentes. Todavia, não deve atingir a tríade direito adquirido, ato jurídico perfeito e coisa julgada, com vistas a respeitar a segurança jurídica, um dos fins buscados pelo direito, sob pena de sobeja ofensa ao princípio da dignidade da pessoa humana, arrimo constitucional do ordenamento jurídico brasileiro.

 

3
Dislike0
User badge image

Dayna Martins

No campo do Direito Processual, vale reafirmar a prevalência do princípio da irretroatividade da lei. O princípio tempus regit actum faz com que os atos processuais realizados sob o império da lei anterior sejam mantidos, tendo as novas normas processuais aplicabilidade imediata no que concerne ao restante do processo. Desse modo, há, por exemplo, direito adquirido ao recurso já interposto quando da entrada em vigor da lei que o extingue.

2
Dislike0
User badge image

Amanda Khouri

Para se evitar a retroatividade das leis, a Constituição se vale desse princípio. tempus regit atctum significa literalmente - o tempo rege o ato. Dessa forma, as novas leis não podem retroagir para mudar os efeitos das leis antigas. 

Por exemplo: antigamente, se não fosse combinado qual o tipo de regime do casamento, seria em regra o regime da comunhão universal de bens. A lei mudou, e hoje a regra é a do regime parcial de bens. Mas esta nova lei não pode fazer com que os casamentos antigos tenham seus regimes mudados. O que aconteceu lá atrás não pode ser modificado pela nova lei. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais