Buscar

DIREITO MATERIAL O QUE É?

PROCESSO CIVIL

EXECUÇÃO CIVIL

💡 1 Resposta

User badge image

Dr Harvey

O direito material, ou direito substantivo é conjunto de normas, princípios e regras que regem os fatos e relações jurídicas em sentido estrito. Em seu oposto, está o direito processual, ou adjetivo, se trata das normas que regulam as formas de exigÊmcia para que se possa pleitear, exigir o direito material.

Como o Direito, se trata de um ordenamento, um sistema, o direito material para que se possa ser persuerguido, será necessário fazer uso do direito processual. Desta forma, por exemplo, se alguém quiser exigir o direito de receber a devida reparação de um dano, decorrente a responsabilidade civil, deverá buscar os caminhos os quais o direiot processual exige, forma que deverá constituir um procurador, propor a devida ação, para que assim se possa ter uma lide, e o Estado exerça a sua funça jurisdicional.

Espero que eu a tenha ajudado.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais