Buscar

O que é acidose e alcalose?

Tipos, causas, consequencias, intervenções médicas e o porquê... 

💡 8 Respostas

User badge image

Estudante PD

O pH dos fluidos corporais deve permanecer dentro de limites próximos. Morte pode resultar de aumentos ou diminuições relativamente pequenos de pH. A razão para nossa sensibilidade ao pH depende das enzimas que catalisam as reações químicas do corpo.

Sua atividade cai rapidamente quando o pH muda. Uma vez que as enzimas desempenham papel tão crucial, sua inativação pode ser fatal.

Fonte: mundovestibular

Os tampões do plasma sangüíneo são as primeiras defesas do corpo contra mudanças do pH interno. Seu papel é manter o pH sangüíneo dentro dos limites 7,35 a 7,45. Se o pH do sangue de uma pessoa cai abaixo de 7,35, diz-se que ela está com acidose, ou baixo pH sangüíneo.

A acidose causa desorientação, coma e finalmente morte. Se o pH sobe além de 7,45, diz-se que ela está com alcalose, ou alto pH sangüíneo.

A alcalose pode causar respiração fraca e irregular, câimbras musculares e convulsões. A acidose e alcalose podem ser "respiratórias", resultando de mudanças na concentração de H2CO3, ou "metabólicas", resultando de mudanças na
concentração de HCO3-.

2
Dislike0
User badge image

Andréa Moraes

A acidose ocorre quando o PH sai da faixa de normalidade e fica menor que 7.35, já na alcalose o PH aumenta e fica maior que 7.45.

1
Dislike0
User badge image

Amandha

 sangue funciona como uma solução-tampão, que evita que o seu pH sofra grandes alterações. O pH do sangue e dos fluidos extracelulares se mantém na faixa entre 7,35 a 7,45.

Esse pH se deve ao fato de que as células de nosso corpo produzem continuamente dióxido de carbono (CO2(aq)) como produto terminal do metabolismo. Parte desse COse dissolve no sangue, estabelecendo um equilíbrio iônico ácido carbônico/ hidrogenocarbonato (bicarbonato) (H2CO3(aq)/ HCO3-(aq)):

CO2(aq) + H2O(l) ↔ H2CO3(aq) ↔ H+(aq)  + HCO3-(aq)

É esse equilíbrio que mantém o pH do sangue em aproximadamente 7,4, tendo uma razão normal entre o HCO3-(aq) e o H2CO3 de 20:1, respectivamente.

Se essa razão for alterada de alguma forma, pode causar sérios danos ao organismo, com profundas alterações metabólicas, podendo causar a morte.

Por exemplo, se a quantidade de HCO3-(aq)  aumentar muito em relação a H2CO3(aq), o pH do sangue da pessoa irá subir e teremos um caso de alcalose. Na maioria dos casos, isso se dá em virtude de uma respiração muito rápida, o que diminui a quantidade de CO2 no organismo, deslocando o equilíbrio químico para a esquerda e diminuindo a quantidade de H+(aq)  (por isso que o pH aumenta).

Além de crises de ansiedade e histeria, que levam a pessoa a respirar muito, outras causas da hiperventilação que levam à alcalose podem ser: uso de drogas, febre alta, exercícios físicos em excesso, cirroses, overdose de aspirina, doenças pulmonares e, principalmente, no caso de alpinistas, pois a baixa pressão parcial do gás oxigênio na atmosfera em razão da altitude provoca o aumento da ventilação pulmonar e a perda excessiva de CO2.             

Os sintomas da alcalose são respiração ofegante, entorpecimento, rigidez muscular e convulsões.

O contrário também pode ocorrer e é até mais comum. Quando o pH do sangue está abaixo da faixa normal, ocorre a acidose. Sua principal causa é a respiração reduzida, o que aumenta a concentração de CO2 no organismo.

Algumas situações que podem levar à acidose respiratória, são elas: asma, pneumonia, enfisema, inalação de fumaça, ingestão de drogas, bronquite, alterações no sistema nervoso central, lesão no sistema respiratório e obstrução das vias aéreas.

Os principais sintomas da acidose são: falta de ar, diminuição ou supressão da respiração, desorientação com possibilidade de coma.

Além da respiratória, existem outros tipos de acidoses, tais como a metabólica e a urêmica.

 

 

Características da alcalose e acidose

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais