Buscar

O QUE É OBRIGAÇÃO REIPERSECUTÓRIA?

💡 4 Respostas

User badge image

Wellisson Barbosa de Araujo

Conceito: "Uma ação é reipersecutória ocorre, quando uma pessoa, reivindica a posse ou propriedade sobre uma coisa, geralmente em ações de execução de dívidas ou de posse e propriedade (como execução de penhora, hipoteca ou alienação fiduciária)."

A ação reipersecutória, objetiva que o autor retome ao seu patrimônio o que lhe pertence, mas se encontra em poder de terceiro ou na esfera patrimonial do réu que não cumpriu uma obrigação contratual. Em linguagem acessível, é a ação que persegue uma coisa em decorrência de relação obrigacional não honrada pelo devedor.A melhor definição é abordada pelo registrador Sérgio Jacomino, em citação ao professor Aureliano de Gusmão, o qual considera ações pessoais reipersecutórias as que, “derivando de uma obrigação, têm uma direção real, recaindo sobre uma cousa certa (rem sequuntur) e podendo ser propostas ou contra a pessoa obrigada ou contra o possuidor da cousa”. A autora Maria Helena Diniz complementa que “essas ações pessoais são designadas “reipersecutórias”, porque, embora oriundas de relação de direito pessoal, têm por finalidade a aquisição de um direito real ou o esclarecimento de dúvidas sobre uma coisa”.

Fonte: 

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6487

BALBINO FILHO, Nicolau. Registro de Imóveis. 14ª ed. São Paulo: Saraiva.
CENEVIVA, Walter. Lei de registros públicos comentada. 17ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
DINIZ, Maria Helena. Sistemas de Registros de Imóveis. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
JACOMINO, Sérgio. Processo e Registro – A forma além do conteúdo. Boletim Eletrônico IRIB, 08 abr. 2007. Disponível em: <http://www.irib.org.br/pdf/BE2834.pdf>.Acesso em 22 abr. 2009.
MELO JÚNIOR, Regnoberto M. de. Lei de Registros Públicos comentada. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora, 2003.
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo: Apelação Cível nº 722-6/7. Relator: Gilberto Passos de Freitas. Disponível em: <http://www.extrajudicial.tj.sp.gov.br>. Acesso em 22 abr. 2009.
16
Dislike0
User badge image

Wellisson Barbosa de Araujo

Espero poder ter ajudado.

5
Dislike1
User badge image

Anderson

Parabéns, foi esclarecedor.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais