Buscar

Quais são as principais características do Critical Legal Studies e como relacioná-lo ao direito?

💡 3 Respostas

User badge image

Wesley Mariano

depende

0
Dislike0
User badge image

Wesley Mariano

depende

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O Movimento "Critical Legal Studies" surgiu nos EUA, em 1976, durante a "The Conference on Critical Legal Studies" realizada na Universidade de Wisconsin, a partir de encontros e debates havidos por professores de Direito de diversas universidades americanas, como Roberto Mangabeira Unger, Duncan Kennedy, Mark Tushnet, Elisabeth Mensch e Morton Horwitz.

O Critical Legal Studies busca pela pela desconstrução do conceito de direito com o objetivo de mostrar como esse direito justificaria a dominação e a desigualdade através de um discurso objetivo tido, erroneamente, como neutro. 

Segundo Roberto Mangabeira Unger (1983) “o movimento Critical Legal Studies tem minado as idéias centrais do pensamento jurídico contemporâneo, apresentando uma nova concepção do direito em seu lugar. Esta concepção implica numa visão da sociedade e informa a existência da Política”.

Dessa forma, direito e política não podem ser vistos como sistemas completamente separados, estando intrinsecamente interligados, tendo em vista que os indivíduos são produto de sua classe, gênero e raça, sendo determinados, em grande parte, pelas estruturas políticas e sociais da sociedade. Tratar o direito de modo objetivo, sem qualquer ligação com a política, afastaria o mundo jurídico de seu vínculo com a realidade social, tornando o direito centrado apenas em problemas formais, perdendo até mesmo sua razão de existir.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais