Buscar

o que e ventilacao pulmonar?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

b>Se chama de ventilação pulmonar a todos os processos que tornam o fluxo de ar entre a atmosfera e os alvéolos através de atos de inspiração e expiração alternada. Os fatores envolvidos neste mecanismo estão vias aéreas internas, o diafragma, a cavidade torácica formada pela coluna vertebral, o esterno e as costelas e musculatura associada.
A ventilação é realizada pelos músculos que alteram o volume da cavidade torácica e, ao fazê-lo, criam pressões negativas e positivas que movimentam o ar para dentro e para fora dos pulmões. Durante a respiração normal, em repouso, a inspiração está ativa, enquanto a expiração é passiva.
O diafragma, que causa o movimento da caixa torácica para baixo e para fora, alterando o tamanho da cavidade torácica na direção horizontal, é o principal músculo inspiratório. Outros músculos que participam da ventilação são: os músculos intercostais, os músculos abdominais e os músculos acessórios.
0
Dislike0
User badge image

Deise Abreu

A ventilação pulmonar ou respiração pulmonar é a renovação do ar contido na porção condutora da via respiratória de modo espontâneo e por ação dos músculos respiratórios, músculos intercostais e sobretudo o diafragma, isso ocorre no ato da inspiração e expiração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais