Buscar

O que acontece com os folículos ovarianos após a aplicação de estradiol quando existe progesterona circulante abaixo de 2ng/mL? e acima de 2ng/mL?

💡 2 Respostas

User badge image

Manu Alves

O estradiol é um tipo de estrógeno cujas concentrações no corpo variam conforme o período menstrual em mulheres. Após a menopausa, os níveis de estradiol caem e ficam constantes. Na reprodução, ele estimula a liberação de óvulos pelos folículos ovarianos atua também sobre as trompas de falópio, estimulando as contrações musculares que levam o óvulo fecundado ao útero; ainda na função reprodutiva, o estradiol promove a reação do útero ao hormônio progesterona, cuja função é preparar o órgão para a chegada do óvulo fecundado, produzindo um endométrio mais espesso. Funcionam basicamente impedindo a ovulação, ou seja, a liberação de óvulos pelos ovários. Então, quando o nível de progesterona esta abaixo de 2ng/ml significa que ela esta no início ou que vai iniciar o período menstrual e a partir do momento que o estradiol é "aplicado" significa que a mulher esta fazendo prevenção, já que eles (estradiol e progesterona) podem ser usados juntos porque ambos são hormônios sexuais femininos naturais e o uso deles em conjunto é habitual e rotineiro (pílulas anticoncepcionais), dado que reduzem os riscos de gravidez; e diminuem: cólicas menstruais, problemas de sangramento menstrual, dor na ovulação, excesso de pelos na face ou no corpo, sintomas da SOP e sintomas de endometriose.Também podem ser usados como reposição hormonal, visto que a mulher pode estar na menopausa ou por causa das alterações na menstruação que tem seus efeitos mais comuns como: menos sangramento e menos dias de menstruação, sangramento irregular, sangramento ocasional ou ausência de menstruação; pois quando a progesterona esta acima de 2ng/ml significa que a mulher esta no meio do clico menstrual.

 

0
Dislike0
User badge image

Amanda Lemes

Estradiol em associação com elevadas concentrações de P4 = atresia dos folículos dominantes/subordinados seguida por recrutamento de nova onda folicular.

Estradiol em associação com baixas concentrações de P4 = indução do pico de LH e consequente ovulação do folículo dominante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais