Buscar

Historia da Educação no Brasil inicia com a colonização,Reforma Protestante,Calvinismo, indios, jesuitas e colonos?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os jesuítas integravam uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus, que tinham o objetivo de disseminar a fé católica pelo mundo e educar os pagãos, os padres jesuítas eram preparados para peregrinar pelo mundo para realizar a tarefa da evangelização, segundo as missões ordenadas pelo Papa. Os jesuítas, caracterizados como soldados de Cristo, deveriam cultivar os exercícios espirituais através de muita meditação e silêncio.

O movimento da Reforma Católica manifestou-se no Brasil através da Companhia de Jesus, coordenada pelos jesuítas. Tal ordem religiosa foi criada em 1534 por Inácio de Loiola, logo após a Reforma Protestante (século XVI), como uma tentativa de enfrentar e retardar o avanço do protestantismo no mundo.

Portanto, a educação no Brasil inicia-se com os jesuítas.

1
Dislike0
User badge image

Roberto Junior

Sim, com a invasão e colonização dos europeus, a sociedade brasileira que se forma é muito mista, é uma mistura de europeus, jesuítas, índios, escravos, colonizadores e católicos. Os Jesuítas começam a educar os índios e a impor sua religião sobre eles. Com a oficialização da língua portuguesa a educação será mediada pelos colonizadores e os primeiros escritores do Brasil vão aparecer apenas no Barroco, séc XVII, apenas no final do século dezessete, ou seja, séculos depois da colonização. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais