Buscar

É possível a proteção do art. 129/CP, quando da vida intrauterina em seus três estágios de evolução (óvulo, embrião e feto)?

💡 2 Respostas

User badge image

Thereza Cristina Faccio de Castro

Grace, 

esta é uma questão interessante, e há divergências.

A primeira resposta seria que não seria possível, porque o art. 129 CP usa a expressão outrem, que só poderia ser outra pessoa, pessoa humana com personalidade, o que só ocorre no nascimento com vida. (essa é a corrente majoritária).

No entanto, a segunda posição, parte de uma análise mais ampla, porque na esfera cívil e na Constituição há a proteção para o nasciturno desde a fase de nidação, fixação do ovulo fecundado na parede uterina,  então não seria razoável que o Direito Penal ignorasse essa proteção, assim essa segunda corrente entende que outrem também incluiria o nasciturno que já tem seus direitos protegidos constitucionalmente e civilmente. (corrente minoritária - um dos que adotam essa linha é o Prof. Grecco)

 

2
Dislike0
User badge image

Grace Miranda

Muito obrigada, Thereza. Esta foi uma questão que caiu na minha prova e eu infelizmente tive dificuldade para responder..

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais