Buscar

distribuição binomial

\(10. Um grande varejista compra certo tipo de equipamento eletrônico de um fabricante. O fabricante indica que a taxa de equipamentos com defeito é de 5%. a) O inspetor da rede seleciona 20 itens de um carregamento. Determinar a probabilidade de que haja pelo menos um item defeituoso entre esses 20 b) Suponha que a rede varejista receba 10 carregamentos por mês e o inspetor seleciona aleatoriamente 20 equipamentos de cada carregamento. Determinar a probabilidade de que haja 3 carregamentos com pelo menos um item defeituoso c) Para um total de 2000 equipamentos eletrônicos recebidos em um mês estimar a média e o desvio padrão de itens defeituosos\)

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Visando responder essa pergunta empregaremos nossos conhecimentos acerca da disciplina de Probabilidade e Estatística.

------

A Matemática é uma ciência antiga, que surgiu a partir da necessidade de contagem. Os estudos mais antigos, atinge até mesmo a antes da Grécia Antiga. Dentro dessa disciplina existem diversas temáticas, e trataremos da Análise Combinatória que se constitui uma área que estuda as infinitas possibilidades de combinações das coisas, como por exemplo cores, números, entre outros. Entretanto, para conseguir o entendimento dela, devemos ter sapiência dos seus conteúdos básicos, como a adição, subtração, divisão e multiplicação. A partir disso, a mistura desses assuntos resultam na Expressão Numérica, sendo que para resolver devemos obedecer a ordem: 1° Potência ou Raiz; 2° Divisão ou Multiplicação; 3° Adição e Subtração; assim como, a resolução deve começar pelos parênteses (), depois os colchetes [] e por último as chaves {}.

-----

Sendo assim, segue os cálculos:

a) \(\eqalign{ & P = 5\% \,\,ou\,\,0,05 \cr & n = 20 \cr & P(x = 0)\,ou\,P = 1 - (x = o) \Rightarrow P = 1 - 0,3585 = 0,6415 \cr & \Rightarrow 64,15\% \cr}\)

b) Realizar a multiplicação da carga selecionada pelo quantidade recebida de carregamento, após selecionar a probabilidade, e encontrar na Tabela de Distribuição Binomial.

c) Utilizamos as fórmulas para calcular a média e a variância, respectivamente:


\[\]
eqalign{

& \mu = E(X) = n \times p \cr

& {\sigma ^2} = Var(X) = n \times p \times (1 - p) \cr

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais