Buscar

Quais as funções do esqueleto fibroso do coração?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

b>O esqueleto cardíaco , também conhecido como esqueleto fibroso do coração , é uma estrutura única de alta densidade de tecido conectivo que forma e ancora as válvulas e influencia as forças exercidas através delas. O esqueleto cardíaco separa e divide os átrios (as duas câmaras menores e superiores) dos ventrículos (as duas câmaras maiores e mais baixas).
Sinais elétricos do nó sinoatrial e do sistema nervoso autônomo devem encontrar seu caminho das câmaras superiores para as inferiores, para assegurar que os ventrículos possam dirigir o fluxo de sangue. O coração funciona como uma bomba que fornece um volume intermitente de sangue, distribuído aos pulmões, corpo e cérebro.
O esqueleto cardíaco assegura que a energia elétrica e autonômica gerada acima é iniciada abaixo e não pode retornar. O esqueleto cardíaco faz isso estabelecendo um limite eletricamente impermeável à influência elétrica autônoma dentro do coração. Simplificando, o tecido conjuntivo denso dentro do esqueleto cardíaco não conduz eletricidade e sua deposição dentro da matriz miocárdica não é acidental.
A estrutura de colágeno ancorado e eletricamente inerte das quatro válvulas permite que a anatomia normal aloje o nó atrioventricular (nó AV) em seu centro. O nodo AV é o único conduto elétrico dos átrios para os ventrículos através do esqueleto cardíaco, razão pela qual a fibrilação atrial nunca pode se degradar em fibrilação ventricular.
Ao longo da vida, o esqueleto de colágeno cardíaco é remodelado. Quando o colágeno é diminuído pela idade, o cálcio é freqüentemente depositado, permitindo assim a obtenção de marcadores matemáticos facilmente visualizados, que são especialmente valiosos na medição da volumetría sistólica. As características inertes da estrutura de colágeno que bloqueia a influência elétrica também dificultam a obtenção de um sinal preciso para a geração de imagens, sem permitir uma proporção aplicada de colágeno para cálcio.
1
Dislike0
User badge image

Bruno Gasparini

Anéis fibrosos horizontais circundam os óstios atrioventriculares e os óstios da aorta e tronco pulmonar. Os anéis são unidos entre si por um tecido fibroso adicional denominado trígono fibroso.

No conjunto, estes suportes fibrosos são conhecidos como o esqueleto fibroso do coração e existe não somente para servir como ponto de ancoragem para o miocárdio e para as válvulas, mas também para contribuir na formação dos septos que separam os átrios dos ventrículos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais