Buscar

Entente-se por característica do Poder Constituinte Originário: a. Limitação. b. Incondicionabilidade. c. Transitoriedade.d. e. Restrição.

💡 2 Respostas

User badge image

Marilene Palmeira Santos

INCONDICIONABILIDADE

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O poder constituinte originário tem por característica a INCONDICIONABILIDADE, de modo que não se condiciona a quaisquer pessoas, Estados, leis ou regramentos, sendo inteiramente livre para dispor no texto constitucional tudo aquilo o que julgar relevante e pertinente.

Esse poder constituinte considerado originário é irrestrito, incondicionado e ilimitado. Em tese, o constituinte originário tudo pode. Isso porque esse Legislador terá o poder de literalmente escrever uma nova Constituição, que será a lei de topo do ordenamento jurídico daquele país. Dessa forma, ao constituinte originário são conferidos, em Assembleia Nacional Constituinte, todos e quaisquer poderes legislativos.

Frise-se, contudo, que a doutrina contemporânea entende que a falta de limites a uma nova Constituição esbarraria em temas de sobredireito. Isto é, em que pese possuir o Constituinte Originários amplos e irrestritos poderes para redigir uma nova Lei Maior, os Estados Nacionais devem observar o Princípio da Vedação ao Retrocesso, segundo o qual os Estados que fundarem suas Assembleias Constituintes não devem retroagir em matéria de Direitos Humanos e garantias fundamentais individuais.

Ou seja, certo é que, havendo nova Constituição, esta poderá rever completamente a atual, modificando-a integralmente, exceto no que tange às conquistas de Direitos Humanos implementadas em 1988 e nos Tratados Internacionais dos quais o Brasil seja signatário e que agreguem direitos fundamentais de caráter social.

Por exemplo: hoje a Constituição brasileira proíbe penas cruéis. Em tese, uma nova Constituição, em que pese ilimitada, não poderia prever a possibilidade de aplicação desse tipo de pena, pois violadora dos Direitos Humanos e das mínimas garantias fundamentais internacionalmente reconhecidas, em nome da vedação ao retrocesso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais