Buscar

Qual o método de Sócrates?

💡 3 Respostas

User badge image

BuyNow BR TV

método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos apresentar brevemente o pensamento socrático e entender qual o método utilizado por ele para buscar a verdade.É interessante notar que mesmo Sócrates sendo um dos filósofos gregos mais famosos do ocidente ele nada escreveu. O que sabemos sobre ele e seu pensamento é relatado nos diálogos platônicos, onde frequentemente Sócrates é um dos personagens principais. Nestes diálogos fica claro o método utilizado por Sócartes: por meio da dialética, ou seja, por meio de questionamento acerca de questões que são entendidas como certas, Sócrates procurava construir o conhecimento. Assim, ao questionar interlocutores e propor novas formas de pensamento, Sócrates acreditava que era possível chegar ao conhecimento. Para ele este conhecimento já existia no intelecto de cada um, só não havia sido acessado ainda. Deste modo, Sócrates diz que assume a posição de uma parteira que ajuda uma mãe a fazer o parto de um bebê, isto é, sua função é guiar seus discípulos na busca da verdade. Portanto, o método socrático era baseado no diálogo e na dialética e seu papel era guiar seu intelocutor na busca pela verdade. Este método que se relaciona com o método de uma parteira é conhecido como maiêutica.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais