Buscar

Av1 - Seminário Interdisciplinar III ALGUEM TEM AS RESPOSTAS

1)

As definições de cultura são valores básicos passados de geração em geração e são considerados duradouros. Os profissionais de marketing, para compreendê-los, necessitam deixar os seus próprios valores de lado para não os ter como valores universais e não influenciar em suas pesquisas. Quando os profissionais de marketing conseguem identificar os valores culturais do seu público-alvo, tem-se uma maior probabilidade de atingir sucesso.

Analise as asserções a seguir, verifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) e escolha a alternativa correspondente:

( ) Os indivíduos podem ser levemente ou extremamente influenciados pelos padrões étnicos em que foram criados. Quando um consumidor faz parte de um grupo étnico, sua compra pode ser extremamente influenciada pelo grupo.

( ) Valores considerados pelas microculturas podem entrar em conflito com os valores da macrocultura. Não podemos dizer que um consumidor em específico exerce os valores do grupo étnico em que está inserido.

( ) Na medida em que as pessoas de um grupo étnico partilham de percepções e cognições comuns que são diferentes de outros grupos étnicos ou da sociedade maior, elas constituem em um grupo étnico distinto ou um segmento de mercado.


Alternativas:

  • a)

    VVF.

  • b)

    VVV.

  • c)

    FVV.

  • d)

    VFV.

  • e)

    FVF.

2)

O núcleo de valores de uma região geográfica se dá devido à inter-relação entre o clima, a afiliação religiosa da população, influência de nacionalidades e outras variáveis.

Analise as asserções a seguir e a relação entre elas e escolha a alternativa correta.

I - Os gerentes de marketing contemporâneos também devem saber que as atividades de marketing geralmente variam de um lugar para o outro.

PORQUE

II - Devido a causas subjacentes de sucesso e fracasso em vários lugares nem sempre serem evidentes, compreender os valores de várias regiões pode proporcionar uma pista importante para decifrar o que, às vezes, é um padrão regionalmente aleatório de experiências bem-sucedidas em comercializar produtos tanto novos quanto estabelecidos.


Alternativas:

  • a)

    A primeira asserção está correta e a segunda asserção está incorreta.

  • b)

    A primeira asserção está incorreta e a segunda asserção está correta.

  • c)

    As duas asserções estão incorretas.

  • d)

    As duas asserções estão corretas e a segunda justifica a primeira.

  • e)

    As duas asserções estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.

3)

As atividades de consumo, desde a decisão do que comprar até o uso e posse dos produtos, desempenham um papel importante na vida das pessoas. O processo de compra envolve 5 etapas.

Assinale a alternativa com a etapa que envolve considerar quais serão as características importantes e saber identificar em qual alternativa encontrá-las, sendo que algumas dessas características têm mais peso que outras. Os consumidores observam os benefícios que lhes são mais importantes em relação ao custo esperado na transação.


Alternativas:

  • a)

    Reconhecimento de necessidades.

  • b)

    Busca de informações.

  • c)

    Avaliação de alternativas.

  • d)

    Decisão de compra.

  • e)

    Avaliação pós-compra.

4)

Após o consumidor ter identificado uma necessidade, irá atrás de informações sobre como satisfazê-la. A busca por informações refere-se a quanto tempo um indivíduo dedica no processo de coleta de fatos antes de sua decisão. A intensidade pela busca de informações não é a mesma para todos os consumidores, ela varia de acordo com as informações que o consumidor tem em relação ao tipo produto que procura.

Analise as asserções a seguir e escolha a alternativa correta.

I – As fontes internas de informações são baseadas em experiências do passado. Se o consumidor já teve uma necessidade parecida, ele tende a iniciar suas buscas conforme feito na primeira vez. Quando feito em compras rotineiras, essa é muitas vezes a única fonte de informação.

II - Fontes de marketing são fontes de órgãos públicos, como IDEC (instituto de Defesa do Consumidor) ou o PROCON (Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor), onde o consumidor pode achar informações sobre determinado produto ou serviço. Essas fontes costumam ser consideradas de alta confiabilidade, mas requer muito esforço por parte do consumidor para adquirir as informações.

III - Fontes de experimentação são aquelas em que o consumidor pode experimentar o produto, cheirar, tocar, provar, etc. Geralmente, é a última fonte de informação, pois o consumidor tem que se deslocar até o ponto de venda.


Alternativas:

  • a)

    Estão corretas as asserções I, II e III.

  • b)

    Estão corretas apenas as asserções I e III.

  • c)

    Estão corretas apenas as asserções II e III.

  • d)

    Estão corretas apenas as asserções I e II.

  • e)

    Está correta apenas a asserção III.

5)

A forma como o consumidor decide a compra depende do produto ou do serviço que deseja adquirir.

Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de tomada de decisão de compra que é utilizada em compras mais complexas, quando os produtos envolvidos têm maior valor ou importância para o consumidor; demanda maior tempo para avaliação das alternativas e os consumidores utilizam maiores fontes de informações, como amigos, familiares, vendedores e materiais de publicidade.


Alternativas:

  • a)

    Tomada de decisão extensiva.

  • b)

    Tomada de decisão intensiva.

  • c)

    Tomada de decisão rotineira.

  • d)

    Tomada de decisão limitada.

  • e)

    Tomada de decisão impulsiva.

💡 2 Respostas

User badge image

Livia Soares Ribeiro

1 - B
2 - D
3 - C
4 - B
5 - A
4
Dislike1
User badge image

Joao Sousa

O sucesso e o fracasso de novos produtos estão relacionados apenas a questões inerentes ao posicionamento no mercado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas