Buscar

Qual o papel da p53 em células saudáveis?

💡 6 Respostas

User badge image

Ane Santiago

É considerada a "guardiã do genoma", tendo em vista que provém de um gene supressor de tumor, impedido a proliferação exagerada da célula, principalmente nos checkpoints da intérfase. Tal proteína ativa fatores de transcrição que irão ativar os genes p21 e p16, que codificam as respectivas proteínas (p21 e p16, as quais irão verificar se há algum erro no DNA.

1
Dislike0
User badge image

Dayane Silva

Esta proteína, que é codificada pelo cromossoma 17, é chamada de p53 em consequência do seu peso molecular ser de 53 Kda. A principal função é a manutenção da integridade do código genético, ou seja, a manutenção da mesma sequência de nucleotídeos ao longo de toda a molécula de DNA cuja estrutura deve ser constante em todas as células do nosso corpo. Deste modo a sequência temporal que traduz a forma como a proteína atua é a seguinte:

  • Durante o ciclo de divisão celular, a proteína p53 faz uma verificação quanto à eventual ocorrência de uma mutação na sequência do código genético (que pode ser uma consequência de um erro de replicação do DNA).
  • Caso seja verificada a existência de uma mutação, compete, à proteína p53, através do desencadeamento de um conjunto de reações, ativar proteínas de reparação de forma a repor o DNA ao seu estado normal, ou proteínas bloqueadoras como a nucleostemina e a nucleolina para bloquear a alteração gênica.
  • No caso de o DNA se encontrar já demasiado danificado, cabe, à proteína p53 impedir que a célula em questão entre em mitose e complete a divisão celular.
  • Para alcançar tal objetivo, uma de duas ações pode ser tomada: ou induz a morte da célula através da apoptose ou impede que esta se multiplique definitivamente, provocando senescência celular.

É devido a estes factos que a p53 é classificada como proteína supressora de tumores, desempenhando um papel importante na manutenção da integridade do genoma.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Bioquímica.
A Bioquímica consiste na ciência interdisciplinar entre a Biologia e a Química focada no estudo e aplicação de reações químicas e transformações moleculares que acontecem nos organismos vivos. Com relação aos seus temas de estudo e análise, pode-se dividir a Bioquímica em três áreas:

  1. Química de Biomoléculas: área responsável pelas estruturas e funções das moléculas presentes nos organismos vivos;

2. Metabolismo: ramo incumbido do estudo e análise das reações químicas que acontecem nos seres vivos;

3. Biologia Molecular do Gene: área responsável pelo estudo das estruturas e funções dos ácidos nucleicos e um conjunto de técnicas utilizadas para a manipulação dessas moléculas.


A proteína P53 também conhecida como proteína de tumor, trata-se de uma proteína citoplasmática produzida pela própria célula e com massa molecular de 53 kDa. Ela é de vital importância para que o metabolismo de organismos multicelulares consigam suprimir células cancerígenas. Por essa razão ela também recebe a denominação de "proteína guardiã do genoma".
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais