Buscar

Em um ensaio de colisão, uma esfera com massa de 8 kg é arremessada contra um anteparo, com o objetivo de determinar o comportamento da esfera apó

Em um ensaio de colisão, uma esfera com massa de 8 kg é arremessada contra um anteparo, com o objetivo de determinar o comportamento da esfera após o impacto. Sabe-se pelo ensaio que a esfera deve atingir o anteparo sem atrito com velocidade de 25 m/s, que o coefi ciente de restituição é de 0,75 e que a esfera atinge o anteparo em um ângulo de 40° em relação à linha de impacto, como representado na Figura 3.35.

Em relação aos valores calculados e esperados para a esfera no ensaio, são feitas as seguintes assertivas: I. A velocidade da esfera imediatamente após o impacto deve ser de  ( ) VA =  2 24, 7 m/s . II. O ângulo q deverá ser de 38°. III. A componente da velocidade paralela ao anteparo, antes do impacto, deverá ser duas vezes maior do que a mesma componente após o impacto. IV. A componente da velocidade perpendicular ao anteparo, antes do impacto, deverá ser de mesmo módulo que a mesma componente após o impacto, uma vez que não se tem atrito entre o anteparo e a esfera. Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA: a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. b) Apenas a afirmativa III está correta. c) Apenas a afirmativa I está correta. d) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. e) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

💡 5 Respostas

User badge image

Daniel Zanachi

"O Naruto pode ser um pouco duro às vezes" é parte de uma fala feita pelo personagem Kakashi, no anime Naruto. Ela acabou virando meme graças a um rapper brasileiro chamado Player Tauz, conhecido por fazer músicas com temática de anime.

0
Dislike3
User badge image

Andre Smaira

Para começar, vamos organizar as informações do enunciado. Temos uma esfera de massa \(m=8\ kg\) e coeficiente de restituição \(e=0,75\) se movendo a uma velocidade de \(25\ m/s\). A bola se move em uma linha que faz um ângulo de \(40^o\) com o eixo normal ao plano de impacto. Vamos avaliar as afirmações.

A afirmação I pede que calculemos a velocidade logo após o choque. A componente paralela ao plano se mantém e a perpendicular é reduzida conforme o coeficiente de restituição:


\[v=\sqrt{v_\parallel^2+(ev_\perp)^2}=\sqrt{(v_0\sin\theta_0)^2+(ev_0\cos\theta_0)^2}\]

Substituindo nossos dados, temos:


\[v=\sqrt{(25\sin40^o)^2+(0,75\cdot25\cdot\cos40^o)^2}\]


\[v\approx25\sqrt{0,64^2+(0,75\cdot0,77^o)^2}\approx21,55\ m/s\]

Logo a afirmação I é falsa.

A segunda afirmação diz que o ângulo final é de 38 graus. Vamos verificar:


\[\tan\theta=\dfrac{v_\parallel}{v_\perp}=\dfrac{v_0\sin\theta_0}{ev_0\cos\theta_0}=\dfrac{\tan\theta_0}{e}\]

Substituindo os nossos valores, temos:


\[\tan\theta=\dfrac{\tan40^o}{0,75}\approx1,12\Rightarrow \theta=\arctan(1,12)\approx48,2^o\]

Logo a afirmação II é falsa.

A terceira afirmação diz que a componente paralela ao anteparo deve duplicar com o impacto, o que também é falso, visto que a mesma não se altera.

A quarta afirmação diz que a componente perpendicular ao anteparo não se altera, o que também é falso, como visto anteriormente.

Dessa forma nenhuma das afirmações é correta e, portanto, nenhuma das alternativas é verdadeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados