Buscar

QUESTÕES: DIREITO SOCIETÁRIO

Na sociedade em conta de participação:

  • A. a especialização patrimonial produz efeitos em relação aos sócios e terceiros interessados ou não.
  • B. o contrato social produz efeito somente entre os sócios, mas a eventual inscrição de seu instrumento em qualquer registro confere personalidade jurídica à sociedade.
  • C. somente a contribuição do sócio participante constitui patrimônio especial, objeto da conta de participação relativa aos negócios sociais.
  • D. a atividade constitutiva do objeto social é exercida unicamente pelo sócio ostensivo, em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva responsabilidade, participando os demais dos resultados correspondentes.
  • E. obriga-se perante terceiro tanto o sócio ostensivo como o sócio participante.

💡 5 Respostas

User badge image

Henrique Paduan

A alternativa correta é a "D", conforme disposição expressa do art. 991 do Código Civil:

Art. 991. Na sociedade em conta de participação, a atividade constitutiva do objeto social é exercida unicamente pelo sócio ostensivo, em seu nome individual e sob sua própria e exclusiva responsabilidade, participando os demais dos resultados correspondentes.

Justitifcativas das alternativas incorretas:

A -  A especialização do patrimônio produz efeitos apenas em relação aos sócios, conforme §1º do artigo 994 do Código Civil.

B - O registro do instrumento não confere personalidade jurídica à sociedade, conforme artigo 993 do Código Civil.

C -  O patrimônio especial é constituído pela contribuição do sócio participante e do sócio ostensivo, conforme artigo 994 do Código Civil.

E - Conforme parágrafo único do art. 991, "Obriga-se perante terceiro tão-somente o sócio ostensivo; e, exclusivamente perante este, o sócio participante, nos termos do contrato social."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais