Buscar

Como diferenciar células cancerosas das células normais? Além de seu formato

💡 4 Respostas

User badge image

Taiane Pereira

cancerosas tem cancer, normais nao tem

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

b>Crescimento - as células normais param de crescer (reproduzir) quando há células suficientes presentes. Por exemplo, se as células estão sendo produzidas para reparar um corte na pele, novas células não são mais produzidas quando há células suficientes para preencher o buraco; quando o trabalho de reparo é feito. Em contraste, as células cancerosas não param de crescer quando há células suficientes presentes. Esse crescimento contínuo geralmente resulta em um tumor (um aglomerado de células cancerígenas) sendo formado. Cada gene no corpo carrega um modelo que codifica uma proteína diferente.
Comunicação - As células do câncer não interagem com outras células como as células normais. As células normais respondem aos sinais enviados de outras células próximas que dizem, essencialmente, "você chegou ao seu limite". Quando as células normais "ouvem" esses sinais, elas param de crescer.
Reparo celular e morte celular - As células normais são reparadas ou morrem (sofrem apoptose) quando estão danificadas ou envelhecem. Células cancerosas não são reparadas ou não sofrem apoptose. Por exemplo, uma proteína chamada p53 tem a tarefa de verificar se uma célula está danificada demais para reparar e, em caso afirmativo, avisar a célula para se matar. Se esta proteína p53 é anormal ou inativa (por exemplo, de uma mutação no gene p53 ), células velhas ou danificadas podem se reproduzir. O gene p53 é um tipo de gene supressor de tumor que codifica proteínas que suprimem o crescimento de células.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais