Buscar

a intervenção do estado na economia de forma direta ocorre através:

da iniciativa privada

   

através das empresas públicas, de economia mista e de suas subsidiárias

   

somente das empresas de economia mista

 

   

das empresas multinacionais

   

somente das empresas públicas

💡 3 Respostas

User badge image

Kátia Morelli

A intervenção direta é realizada quando o Estado cria as chamadas empresas estatais (empresas públicas e sociedades de economia mista) para atuarem no domínio econômico, como agentes, concorrendo com os particulares ou detendo o monopólio; ou, ainda, quando o Estado cria as agências reguladoras para regularem e fiscalizarem serviços e atividades econômicas. Essa modalidade de intervenção pode ser também denominada Direito Institucional Econômico.” (CLARK, 2001, p. 33)

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

---

As sociedade capitalista é composta por, entre outras esferas, a esfera pública e a esfera privada. As atividades econômicas realizadas pelos agentes podem ter como origem instituições e firmas públicas, instituições e firmas privadas ou instituições e firmas mistas.


## Quando se fala em intervenção na economia , deve-se pensar na atuação do Estado ou de alguma instituição vinculada ao Estado no espaço do mercado. Por exemplo, pode-se citar como intervenção econômica a atuação de empresas estatais, empresas mistas e suas subsidiárias. Este tema é motivo de discussão nas diversas escolas de pensamento: existem aquelas que são totalmente desfavoráveis à ação do Estado, caso da escola Austríaca, e aquelas que são favoráveis à intervenção do agente estatal, caso da doutrina keynesiana. Com base em tais informações, pode-se afirmar que a alternativa b) está correta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais