Buscar

BASEADO NA FISIOLOGIA DO CORAÇÃO DESCREVA A GRANDE CIRCULAÇÃO E POR QUAIS ESTRUTURAS ANATOMICAS O SONGUE PECORRE

💡 5 Respostas

User badge image

Gustavo Henrique Souza e Silva

O ponto de partida da circulação sistêmica é do lado esquerdo. A mais forte entre as duas bombas. A câmara superior, chamada de átrio esquerdo, se enche com o sangue oxigenado vindo dos pulmões. As paredes musculosas empurram o sangue através da válvula mitral. O sangue penetra, então, na câmara inferior, o ventrículo esquerdo, formado pelo músculo mais forte do coração. Quando o ventrículo está cheio de sangue, suas paredes se contraem. A válvula para o átrio esquerdo se fecha. O sangue cheio de oxigênio e energia é lançado para fora do coração, com pressão forte suficiente para atingir o corpo todo. Logo depois de ultrapassada a válvula de saída, começa a maior artéria de todo o corpo, a aorta. Nela, o sangue não encontra uma reta para disparar. Mas cai numa curva acentuada em que sobe e desce.

O coração não se alimenta do sangue que o preenche. Seus músculos precisam de um suprimento externo, como os demais órgãos. É o primeiro a receber a entrega da circulação sistêmica. A circulação coronariana é a primeira a emergir da aorta, já a alguns centímetros da sua raiz, através das artérias coronarianas.

No alto da curva da aorta, o sangue encontra três passagens principais. As aberturas à direita e à esquerda vão para os braços. A outra é a rota para a cabeça. O cérebro consome quase um litro de sangue por minuto. Para garantir que o corpo esteja sempre funcionando, o cérebro é o único orgão que recebe fluxo constante de sangue, mesmo durante o sono. O fluxo principal na aorta prossegue para suprir as porções média e inferior do corpo.

As artérias são mais do que tubos. Suas paredes são feitas de camadas musculares, com papel ativo no controle da pressão sangüínea e no transporte de sangue até onde se precise dele. As artérias, ao longo de seu percurso, vão se tornando cada vez menores e mais finas, formando as arteríolas e, finalmente, os capilares. Nestes capilares, o sangue arterial se transforma em sangue venoso.

Sem o oxigênio e carregado com dióxido de carbono, o sangue inicia sua jornada de volta ao coração e pulmões. Os vasos capilares desembocam em pequenas veias, chamadas de vênulas, que se juntam formando vasos maiores. Duas grandes veias recolhem o sangue venoso e o lançam na aurícula direita: a veia cava superior, que recolhe o sangue das partes situadas acima do coração (braços, cabeça, pescoço), e a veia cava inferior, que recolhe o sangue do resto do corpo.

Durante a circulação sistêmica, o sangue passa pelos rins. Esta fase da circulação sistêmica é conhecida como circulação renal. O sangue que toma este caminho passa por milhões de filtros microscópicos que removem toxinas e o excesso de água. O que não serve é expelido como urina através dos ureteres, outro elemento do sistema de bombeamento do corpo. O sangue também passa pela circulação intestinal. Nesta fase o sangue recebe os nutrientes da alimentação e retorna para o coração através do sistema venoso chamado sistema porta, que primeiro passa pelo fígado, que extrai alguns elementos do sangue, principalmente a glicose e estoca para uso futuro.

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sistema circulatório , também chamado de sistema cardiovascular ou sistema vascular , é um sistema de órgãos que permite que o sangue circule e transporte nutrientes (como aminoácidos e eletrólitos ), oxigênio , dióxido de carbono , hormônios e células sanguíneas de e para as células. no corpo para fornecer nutrição e ajudar no combate a doenças , estabilizar a temperatura e o pH e manter a homeostase.O sangue atinge todos os órgãos e tecidos através de uma rede completa de canais chamados vasos sanguíneos. As artérias que transportam o sangue que sai do coração e as veias que fazem o trajeto reverso e transportam o sangue que entra no coração podem ser distinguidas. As arteríolas dão origem aos capilares que são vasos muito finos sem camada muscular e é onde ocorre a troca de substâncias com os tecidos. No caminho de volta ao coração, o sangue passa dos capilares para pequenas vênulas que se encontram para formar veias.A grande circulação é a porção do sistema cardiovascular que transporta o sangue oxigenado para longe do coração através da aorta do ventrículo esquerdo, onde o sangue foi previamente depositado da circulação pulmonar, para o resto do corpo, e retorna o sangue com depleção de oxigênio o coração.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais