Buscar

Quais são as fragilidades, potencialidades e desafios para implementação efetiva da inclusão da pessoa com deficiência, com base em sua escolha?

💡 1 Resposta

User badge image

Pry Gonçalves

Na década de 80 ocorreram grandes acordos e declarações para garantir a inserção dos deficientes de forma igualitária na sociedade, propagando assim o interesse mundial no respeito às diferenças. Partindo da análise de que houve o aumento das pessoas com deficiências nas escolas regulares, gerou maior atenção para a implantação de novas políticas públicas e discussões intensas, com a tentativa de inserir métodos que garantam o acesso, aprendizagem e permanência dos alunos nas escolas, tornando esse processo como prática inclusiva. O processo de inclusão escolar é um desafio que contempla a realização de práticas pedagógicas dos profissionais, considerando as particularidades do aluno com o seu processo de aprendizagem pessoal. As pessoas com deficiência precisam desenvolver a aprendizagem com os mesmos direitos dos outros alunos, mas admitem-se vários empecilhos que podem ser causadores da precariedade do ensino de qualidade para esse público que necessita de uma atenção mais elevada. Para a construção do trabalho foi discutido o material teórico levantado de alguns autores com afinidades inclusivas e as entrevistas realizadas com os professores do ensino regular da cidade de Barra do Garças - MT, para averiguar o processo de inclusão escolar dos deficientes intelectuais e quais as opiniões dos educadores quanto ao assunto. Sabe-se que para haver a mudança e a implantação da inclusão escolar é preciso debater muito ainda, não só no nosso município, mas como em vários outros lugares.

Palavras-chave: Inclusão Escolar; Pessoas com deficiência.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais