Buscar

Quais as diferenças entre crime e contravenção penal?

💡 3 Respostas

User badge image

Ramiro Ferreira

Os crimes possuem autonomia em relação às contravenções. Os primeiros atingem bens jurídicos considerados de maior relevância pelo Poder Público estatal, estão contidos no CP e em leis especiais. Já as contravenções -- listadas e 'punidas' pela LCP não possuem penas excedentes. caracterizam lesões menos relevantes no momento histórico. Seu título -- 'crimes menores' -- justifica maior brandura por parte do juízo e, note, podem tomar forma criminosa -- ocorreu isso com o porte irregular de armas -- ou, simplesmente, não mais apresentarem acolhimento social -- o antigo 'crime' de vadiagem.  

1
Dislike0
User badge image

Amanda Dias

 

  Art 1º  do Decreto- Lei 3914/1941: Considera-se crime a infração penal que a lei comina pena de reclusão ou de detenção, quer isoladamente, quer alternativa ou cumulativamente com a pena de multa; contravenção, a infração penal a que a lei comina, isoladamente, pena de prisão simples ou de multa, ou ambas. alternativa ou cumulativamente.

 

Rogério Sanches em seu livro Direito Penal Parte Geral (2014, p. 151) diferencia também quanto à espécie de ação penal aplicada: as contravenções são todas de ação penal pública incondicionada.   Para os crimes, em regra, a ação penal é pública incondicionada, podendo ser de ação penal privada ou ação penal pública condicionada quano a lei dispuser.

Além disso,no que diz respeito a admissibilidade de tentativa a tentativa do crime é punida nos termos do artigo 14, parágrafo único, do Código Penal.  Já nas contravenções, a tentativa não é punível.

Aquela regra da extraterritorialidade da lei penal brasileira (artigo  7º do Código Penal) só é aplicável aos crimes, pois para as contravenções se aplica o artigo  2º da Lei de Contravenções Penais, ou seja, somente se aplica a lei brasileira às contravenções praticadas  no Brasil.

 

1
Dislike0
User badge image

Elizabeth Mendes

A diferenças entre os dois está na aplicação da pena. Considerando que em caso de Crimes as penas a serem aplicadas serão as de acordo com CP, sendo as mais severas, já em casos de contravenções será aplicada uma pena mas branda.

#Resumindoporninguémmereceumarespostaenorme. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais