Buscar

Regulação de colesterol

O colesterol em humanos pode ser obtido a partir da dieta ou sintetizado pela célula. Um humano adulto com uma diet pobre em colesterol, sintetiza, tipicamente, 600 mg de colesterol por dia no fígado.Se a quantidade de colesterol na dieta é elevada, a síntese de colesterol na célula é drasticamente resuzida em condições normais. Como ocorre esta regulação?

💡 4 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

A síntese de colesterol é regulada pela ingestão de colesterol na dieta, pela ingestão calórica, por certos hormônios e por ácidos biliares. O colesterol da dieta não inibe a síntese intestinal de colesterol, mas há um forte efeito de inibição por retroalimentação na síntese de colesterol no fígado. Isto ocorre através de regulação da enzima HMGCoA redutase. O colesterol absorvido da dieta inibe a via biossintética hepática diminuindo a síntese na reação da HMGCoA redutase.  A meia vida dessa enzima é de cerca de 4 horas. Portanto, se a síntese da enzima é reduzida ou interrompida, o conteúdo dentro do hepatócito decresce apreciavelmente após algumas poucas horas. A biossíntese de colesterol diminui sua velocidade devido à depleção de HMGCoA redutase, a enzima limitante da velocidade desta via.

2
Dislike0
User badge image

Gessica Montenegro

Muito obrigada, sua resposta foi muito útil, esclareceu bastante.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O colesterol é uma substância essencial para manter o funcionamento do organismo, sendo o principal esteroide produzido pelos animais. Ele constitui a estrutura de diversas células de órgãos do corpo humano, além de formar hormônios e ácidos que melhoram a digestão. Existem dois tipos de colesterol: o HDL, que impede o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e o LDL, associado a doenças cardiovasculares. A regulação do colesterol é feita com base nos níveis presentes no organismo que é detectado pelo retículo endoplasmático das células. A regulação possui vários mecanismos operados sobre a HMG-CoA redutase, controlando sua quantidade e atividade. O ponto de controle da síntese do colesterol é a enzima HMG-CoA redutase cinase que começa a reduzir a HMG-CoA em mevalonato (produto inicial na formação do colesterol). Este processo é desencadeado pela presença do glucagon e glicocorticoides no organismo em níveis não próprios.

Portanto, a regulação do colesterol no organismo é feita com base no nível ingerido na dieta: quanto mais houver consumo exógeno, menor será a fabricação do colesterol endógeno, regulado pela enzima HMG-CoA redutase que reduz a HMG-CoA em mevalonato.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais