Buscar

AOL 3 BIOSEGURANÇA UNINASSAU RESPOSTAS NA ULTIMA PAGINA

Avaliação On-Line 3 (AOL 3) - Questionário  
Informações do teste
Descrição    
Esta Avaliação On-Line é composta por 10 questões objetivas (cada questão vale de 0,0 a 1,0 ponto), sorteadas aleatoriamente de um banco de questões que aborda todo o conteúdo apresentado.

Instruções    
Atenção! Você terá 1 opção de envio. Você pode salvar e retornar quantas vezes desejar, pois a tentativa só será contabilizada quando você decidir acionar o botão ENVIAR.

Após o envio da atividade, você poderá conferir sua nota e o feedback, acessando o menu lateral esquerdo (Notas).

IMPORTANTE: verifique suas respostas antes do envio desta atividade.

Várias tentativas    Não permitido. Este teste só pode ser feito uma vez.
Forçar conclusão    Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
Expandir Estado de Conclusão da Pergunta:
PERGUNTA 1

Durante o trabalho em áreas laboratoriais é necessário que a equipe utilize equipamentos de proteção individual (EPIs). Esses equipamentos têm como objetivo principal proteger o operador e não devem ser usados em outros ambientes que não sejam os do laboratório. É necessário que haja um local, dentro do laboratório, próximo a porta de acesso, para alocar os equipamentos de proteção individual. Marque a alternativa que contém relação incorreta entre o equipamento de proteção individual e o risco evitado por ele.

    a.    
Aparelhos e máscaras de respiração ­ Inalação de aerossóis

     b.    
Viseira de proteção facial ­ Inalação de aerossóis

     c.    
Óculos de proteção ­ Impacto e salpicos

     d.    
Jaleco/Batas ­ Contaminação do vestuário

     e.    
Luvas ­ Contato direto com microrganismos

1 pontos   

PERGUNTA 2

Sobre as boas práticas de laboratório, considere Verdadeiro (V) e Falso (F) as seguintes afirmativas.

(   ) As precauções incluem barreiras apropriadas, tais como EPCs que previnem a exposição da pele e mucosas, exemplo: luvas, aventais ou jalecos, máscaras e protetores oculares, EPCs que previnem a exposição da pele e mucosas.

(   ) A utilização da cabine de segurança biológica protege o manipulador, a substância analisada e o meio ambiente.

(   ) O jaleco deve sempre ser utilizado dentro da área analítica do laboratório, independentemente de estar manipulando amostras biológicas.

(   ) Sempre que possível reutilizar luvas descartáveis para diminuir a produção de lixo não-reciclável.

(   ) Jaleco: vestimenta de proteção que deve ser sempre usada dentro da área técnica. Tem função de proteger a pele e as roupas nas diversas atividades laboratoriais e no contato com as superfícies, objetos e equipamentos do laboratório.

    a.    
V, V, F, F, V

     b.    
V, V, V, F, F

     c.    
F, F, F, V, F

     d.    
V, F, F, V, V

     e.    
F, V, V, F, V

1 pontos   

PERGUNTA 3

Nos salões de beleza, existe o risco de contaminação de algumas doenças causadas por fungos, bactérias e vírus através do uso de alicates, pinças, lixas, palitos e outros artigos que possam estar contaminados. Para a segurança dos profissionais e clientes todos os artigos perfurocortantes como alicates, pinças e tesouras devem passar pelo processo de esterilização antes do uso. De acordo com esse processo, assinale a alternativa incorreta.

    a.    
A esterilização é considerada a melhor maneira de eliminação de agentes biológicos e pode utilizar-se de calor úmido ou calor seco.

     b.    
O aparelho que se destina a esterilização por calor úmido é a autoclave e envolve o aquecimento da água em uma câmara que gera calor sob pressão.

     c.    
O termo esterilização refere-se a completa eliminação de patógenos que são considerados agentes biológicos com potencial infeccioso.

     d.    
O uso de esterilização por estufa é eficiente quando realizada entre 170° C por um período de 2 horas.

     e.    
Todas as afirmativas estão incorretas.

1 pontos   

PERGUNTA 4

Materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente ao uso ou à necessidade de descarte. Para atender à norma NBR 13853/97 da ABNT, assinale a afirmativa que indica o procedimento INCORRETO.

    a.    
O armazenamento temporário, o transporte interno e o armazenamento externo destes resíduos podem ser feitos nos mesmos recipientes utilizados para o grupo C.

     b.    
Os recipientes contendo materiais perfurocortantes devem ser descartados quando o preenchimento atingir 2/3 de sua capacidade.

     c.    
Os materiais perfurocortantes devem ser descartados em recipientes rígidos, resistentes à punctura, à ruptura e ao vazamento.

     d.    
As seringas e agulhas em processos de assistência à saúde, inclusive as usadas na coleta laboratorial de amostras de paciente, não necessitam de tratamento.

     e.    
As agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, quando descartáveis, sendo proibido reencapá-las ou proceder a retirada manualmente

1 pontos   

PERGUNTA 5

Os profissionais que atuam na área de cosmetologia e estética devem fazer uso de EPIs durante alguns procedimentos específicos pois estão expostos à uma variedade de micro-organismos causadores de doenças infectocontagiosas. Para evitar o contato direto com o material orgânico, deve ser utilizado algumas barreiras protetoras como luvas, gorros e máscaras. Acerca da colocação e utilização de luvas, assinale a alternativa correta.

    a.    
As luvas não devem ser trocadas após o uso, independentemente da contaminação, ou não, da luva.

     b.    
A utilização de luvas dispensa a lavagem das mãos.

     c.    
A utilização de luvas se restringe aos pacientes portadores de doenças contagiosas.

     d.    
As luvas visam proteger profissionais e pacientes do risco de infecção cruzada.

     e.    
Não existe técnica para remoção das luvas, apenas para a colocação.

1 pontos   

PERGUNTA 6

A higiene e a ordem são elementos decisivos no controle de infecções cruzadas, além de possuírem particularmente importância para a sensação de bem-estar, segurança e conforto dos profissionais e clientes de um estabelecimento de beleza. A transmissão de infecções nesses locais está relacionada à execução inadequada das práticas de rotinas de trabalho, especialmente nos procedimentos de limpeza e desinfecção de utensílios e do ambiente. Considerando os métodos de limpeza, esterilização e desinfecção, assinale a alternativa INCORRETA abaixo:

    a.    
A descontaminação é o processo que permite o manuseio seguro de materiais, instrumentos e superfícies, mas que não necessariamente seguro para a utilização no cliente.


     b.    
Detergente enzimático tem como princípio ativo enzimas, são mais eficientes sobre a matéria orgânica e não danificam o material.

     c.    
Antissepsia é o processo de descontaminação em tecidos vivos, utilizada nas mãos dos profissionais de saúde por meio de lavagem e do uso de soluções antissépticas.

     d.    
A esterilização é o processo utilizado para completa destruição de micro-organismos, incluindo todas as suas formas, com a finalidade de prevenir infecções e contaminações decorrentes de procedimentos invasivos durante a utilização de artigos críticos.

     e.    
A desinfecção é utilizada para destruição de agentes infecciosos em forma patogênica, sendo universal para todas as bactérias.

1 pontos   

PERGUNTA 7

Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. Em relação aos tipos de equipamentos, julgue os itens a seguir:

I - Existem diferentes tipos de luvas que devem ser utilizadas em função do tipo de risco que o agente biológico ou químico oferece. Em algumas situações o uso de um tipo inadequado de luvas para uma atividade eleva seu risco.

II - Os jalecos devem ser longos, de manga comprida e totalmente fechados. Não podem ser usados nas áreas externas do laboratório e devem ser higienizados com hipoclorito. Devem existir jalecos de uso no laboratório, na casa de vegetação e no biotério.

III - Quando utilizamos luz UV são necessários os equipamentos: óculos de proteção, jaleco, luvas e sapatos fechados.

IV - Substâncias que são nocivas quando inaladas podem ser aliquotadas na bancada desde que o operador esteja adequadamente equipado com: máscara de proteção respiratória, jaleco e sapatos fechados.

Está (ão) correta (s) a (s) alternativa (s):

    a.    
Apenas II e III estão corretos

     b.    
Apenas III está incorreto

     c.    
Apenas I e II estão corretos;

     d.    
Apenas I está correto

     e.    
Apenas I e IV estão incorretos

1 pontos   

PERGUNTA 8

Os produtos e artigos utilizados em procedimentos invasivos que penetram em pele e em mucosas adjacentes, tecidos subepiteliais e sistema vascular, incluindo todos os materiais que estejam diretamente conectados com essas regiões, são denominados:

    a.    
Produtos não críticos.

     b.    
Artigos semi restritos.

     c.    
Produtos semicríticos.

     d.    
Artigos críticos.

     e.    
Produtos restritos.

1 pontos   

PERGUNTA 9

No século XVIII os ferimentos dos doentes eram lavados diariamente com uma esponja que servia a todos os pacientes. Todos esses ferimentos tornavam-se infectados. A mortalidade após amputação era em torno de 60%. Com a introdução da higienização hospitalar, lavagem das mãos e técnicas de descontaminação, os casos de infecção hospitalar têm reduzido consideravelmente ao longo do tempo. A autoclave tem grande importância neste processo, auxiliando a descontaminação de vários objetos hospitalares e laboratoriais.Marque a alternativa na qual todas as características referem-se à autoclavação:

    a.    
Método físico; Desinfecção; Calor úmido.

     b.    
Método químico; Desinfecção; Calor seco.

     c.    
Método físico; Esterilização; Calor seco.

     d.    
Método químico; Esterilização; Calor úmido.

     e.    
Método físico; Esterilização; Calor úmido.

1 pontos   

PERGUNTA 10

A respeito dos processos de Esterilização e Desinfecção, assinale V ou F as afirmações abaixo:

(   ) A descontaminação que ocorre pela exposição do resíduo infectante à alta temperatura e pressão corresponde à autoclavagem. 

(   ) O processo de esterilização por meio de vapor saturado sob pressão, com temperatura que varia de 121 °C a 134 °C, é realizado por meio da estufa. 

(   ) A desinfecção é o processo que leva a redução de microrganismos nos materiais. 

(   ) Um exemplo de método químico é a utilização de gases, como o óxido de etileno, que são acoplados em estufas de calor. 

(   ) A utilização de álcool e produtos com halogênicos apresentam uma ação desinfectante.

    a.    
F, V, V, F, V

     b.    
F, V, F, V, F

     c.    
F, F, V, F, V

     d.    
V, F, V, F, V

     e.    
V, V, F, V, F

RESPOSTAS: B, E, E, D, D, E, C,D, E, D.

💡 5 Respostas

User badge image

Lucas Barros

Pergunta 7 - Apenas I e II estão corretos;

Pergunta 10
( V  ) A descontaminação que ocorre pela exposição do resíduo infectante à alta temperatura e pressão corresponde à autoclavagem. 

(  V ) O processo de esterilização por meio de vapor saturado sob pressão, com temperatura que varia de 121 °C a 134 °C, é realizado por meio da estufa. 

(  F ) A desinfecção é o processo que leva a redução de microrganismos nos materiais. 

( V  ) Um exemplo de método químico é a utilização de gases, como o óxido de etileno, que são acoplados em estufas de calor. 

( F  ) A utilização de álcool e produtos com halogênicos apresentam uma ação desinfectante.

1
Dislike2
User badge image

Lara

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

 

  1.           Pergunta 1

Nos hospitais e clínicas podem ocorrer acidentes com materiais perfurocortantes, envolvendo os profissionais que os manipulam. No campo da Biossegurança, esses trabalhadores devem obedecer algumas recomendações no intuito de prevenir e minimizar a ocorrência desse risco. Assinale a alternativa verdadeira quanto algumas recomendações.

Ocultar opções de resposta 


A segregação dos materiais deve ser realizada fora do local onde são gerados.


É obrigatório o uso de materiais que contêm dispositivos de segurança.

Resposta correta


É indicado o uso de calçados de proteção com abertura.


Utilizar o lixeiro de lixo comum para descarte de perfurocortante.


A comunicação dos acidentes e incidentes deve ser realizada pelo supervisor do local num prazo de até 8 horas.

 

  1. Pergunta 2

Os resíduos do ______, são resíduos que podem ou não acarretar risco potencial a saúde e ao meio ambiente. São gerados a partir de atividades médicas ou pesquisas e são produzidos em estabelecimentos de saúde. São exemplos desse grupo gaze, algodão ou compressa com sangue ou secreção, bolsas de transfusão de sangue, bolsa coletora (colostomia/urina) e sondas. Esses tipos de resíduos são classificados como resíduos do grupo:

Ocultar opções de resposta 


Grupo E

 


Grupo C


Grupo A

Resposta correta


Grupo B


Grupo D

  1. Pergunta 3

A importância da higienização das mãos deve ser conhecida pelos profissionais de saúde, visto que as mãos são os principais instrumentos utilizados para a realização dos trabalhos desenvolvidos com pacientes e no manuseio de instrumentos de trabalho. Acerca da higienização das mãos, assinale a alternativa correta.

Ocultar opções de resposta 


Para a higienização simples das mãos é desnecessário retirar joias como aneis, pulseira e relógio.


A técnica de higienização simples das mãos deve envolver a fricção das mãos, espaços interdigitais e dedos por até 5 segundos.


As mãos colonizam uma microbiota residente e outra transitória, ambas passíveis de remoção mecânica, com a higienização das mãos apenas com água e sabão.

 


A fricção antisséptica com uso de preparações alcoólicas tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos. Nesse procedimento, as mãos podem secar livremente, sem utilização de papel toalha.

Resposta correta


O termo lavagem das mãos foi substituído por higienização das mãos, sendo esta a medida individual mais simples e mais barata para prevenir a propagação das infecções relacionadas apenas pela falta de higiene das pessoas nas ruas.

  1. Pergunta 4

A representação por meio de símbolos das classes de resíduos, por ser de fácil reconhecimento, tem por objetivo a segurança dos trabalhadores. O símbolo abaixo identifica:

 

img_Biossegurança_questionario_1_questao_03.PNG

 

Ocultar opções de resposta 


Cuidado: perigo


Extintor de incêndio


Risco biológico

 

Resposta correta


Material reciclável


Material radioativo

  1. Pergunta 5

Entende-se por agente de risco qualquer componente de natureza FÍSICA, QUÍMICA ou BIOLÓGICA que possa “comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos”. Em relação aos tipos de riscos, marque a alternativa incorreta:

Ocultar opções de resposta 


Os riscos físicos são formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, cujos agentes mais comuns são ruído, calor, vibração, pressões anormais e radiações ionizantes.


Os riscos biológicos podem variar de acordo com as características dos micro-organismos, como patogenicidade para o homem, virulência, não sendo inclusos os modos de transmissão.

Resposta correta


Os riscos ergonômicos correspondem aos elementos físicos e organizacionais que interferem no conforto da atividade laboral.


Os riscos biológicos são aqueles que incluem bactérias, fungos, parasitas, protozoários, vírus ou substâncias e objetos contaminados por micro-organismos.


Os riscos químicos são substâncias, compostos ou produtos que podem entrar em contato com o organismo.

 

  1. Pergunta 6

s riscos ergonômicos são os fatores que podem afetar a integridade física ou mental do trabalhador, proporcionando-lhe desconforto ou causando doenças. Sobre os riscos ergonômicos assinale a alternativa CORRETA.

Ocultar opções de resposta 


Alguns dos riscos considerados ergonômicos são o esforço físico, o levantamento de peso, a postura inadequada, o controle rígido de produtividade, jornadas de trabalho prolongadas.

Resposta correta


A iluminação é fator que não influencia diretamente na produtividade e até mesmo a saúde dos profissionais.

 


A organização no trabalho não é considerada um risco ergonômico, nem o fator estrutural do ambiente, não sendo assim uma questão de fiscalização ergonômica no ambiente de trabalho.


Os movimentos repetitivos não são fatores que acarretam as doenças como LED/DORT, incapacitando ou limitando as atividades dos trabalhadores.


As ferramentas manuais devem estar adequadas ao trabalho, evitando assim possíveis prejuízos às execuções das tarefas laborais.

  1. Pergunta 7

Considerando o conceito em biossegurança, julgue V ou F as assertivas abaixo: 

(  ) Compreende o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização de eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, insumo, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, objetivando a saúde dos homens e dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados. 

(  ) É o conjunto de ações voltadas para a prevenção, a minimização ou a eliminação de riscos inerentes apenas à saúde do ser humano. 

(  ) Resume-se às ações voltadas à limpeza, desinfecção e esterilização do ambiente de trabalho. 

(  ) Consiste prioritariamente na lavagem das mãos e uso de luvas de látex como proteção durante a execução de tarefas na saúde. 

(  ) Compreende ações que dizem respeito exclusivamente aos profissionais da área de saúde.

Ocultar opções de resposta 


F, F, F, V, V


F, V, V, F, F


V, F, V, V, F

 

Resposta correta


V, V, F, F, V


V, V, V, F, F

  1. Pergunta 8Crédito total dado

De acordo com as precauções universais (CDC, 1992), os profissionais devem evitar contato com matéria orgânica e substâncias químicas, sendo então o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) uma obrigação para que os profissionais realizem os procedimentos da área da saúde. Sobre esses equipamentos, assinale a alternativa CORRETA.

Ocultar opções de resposta 


EPI é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador e destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaças à segurança e a saúde no trabalho;

 


O não cumprimento dessa norma poderá acarretar ações de responsabilidade civil e penal, além de multas aos infratores.


Os EPIs são usados como Barreiras protetoras como luvas, aventais, máscaras, gorros e óculos, os quais irão reduzir as chances de exposição da pele e das mucosas a materiais infectados.


De acordo com cada atividade profissional, o uso de EPI é uma exigência da legislação trabalhista brasileira por meio de suas normas regulamentadoras (NRs).

Resposta correta

  1. Incorreta: 

É obrigação do empregador fornecer os EPIs adequados ao trabalhador, instruir e treinar quanto ao uso, fiscalizar e exigir o uso e repor os EPIs danificados. A utilização dos mesmos é uma opção do trabalhador, não tem caráter obrigatório.

  1. Pergunta 9

A capacitação dos empregados deve ocorrer e ser adaptada, de acordo com a norma reguladora responsável pela segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde, frente à evolução do conhecimento e à identificação de novos riscos biológicos e dessa forma incluir:

I) Os dados disponíveis sobre riscos potenciais para a saúde e as medidas de controle que minimizem a exposição aos agentes;

II) As normas e procedimentos de higiene;

III) A utilização de equipamentos de proteção coletiva, individual e trajes de trabalho;

IV) As medidas para a prevenção de acidentes e incidentes;

V) As medidas a serem adotadas pelos trabalhadores no caso de ocorrência de incidentes e acidentes.

Assinale a alternativa que correta:

Ocultar opções de resposta 


II e IV


III, IV e V


I, II, III, IV e V

Resposta correta


I, II e IV

 


II, III e V

  1. Pergunta 10

Uma das etapas de um Programa de Prevenção de Riscos abrange a antecipação e o reconhecimento dos agentes de riscos. O profissional que trabalha na área de cosmetologia, dentro dos salões de beleza, deve estar ciente da existência dos riscos inerentes às atividades desta profissão. Assinale a alternativa que exemplifica os agentes considerados do tipo químico.

Ocultar opções de resposta 


Ruídos, calor e vibrações.


Bactérias, fungos e vírus.

 


Gases, vapores e medicamentos.

Resposta correta


Temperatura, pressão e iluminação.


Constrangimento, assédio e violência.

1
Dislike0
User badge image

Valdirene Rodrigues

×

Menu

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário

Valdirene Rodrigues Campos

Nota finalEnviado: 01/08/21 21:35 (BRT)

10

Conteúdo do exercício

Conteúdo do exercício

Pergunta 1

Materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente ao uso ou à necessidade de descarte. Para atender à norma NBR 13853/97 da ABNT, assinale a afirmativa que indica o procedimento INCORRETO.

Ocultar opções de resposta 

Os materiais perfurocortantes devem ser descartados em recipientes rígidos, resistentes à punctura, à ruptura e ao vazamento.

As agulhas descartáveis devem ser desprezadas juntamente com as seringas, quando descartáveis, sendo proibido reencapá-las ou proceder a retirada manualmente

As seringas e agulhas em processos de assistência à saúde, inclusive as usadas na coleta laboratorial de amostras de paciente, não necessitam de tratamento.

Resposta correta

Os recipientes contendo materiais perfurocortantes devem ser descartados quando o preenchimento atingir 2/3 de sua capacidade.

O armazenamento temporário, o transporte interno e o armazenamento externo destes resíduos podem ser feitos nos mesmos recipientes utilizados para o grupo C.

Pergunta 2

Os profissionais que atuam na área de cosmetologia e estética devem fazer uso de EPIs durante alguns procedimentos específicos pois estão expostos à uma variedade de micro-organismos causadores de doenças infectocontagiosas. Para evitar o contato direto com o material orgânico, deve ser utilizado algumas barreiras protetoras como luvas, gorros e máscaras. Acerca da colocação e utilização de luvas, assinale a alternativa correta.

Mostrar opções de resposta 

Pergunta 3

Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs são quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. Em relação aos tipos de equipamentos, julgue os itens a seguir:

I - Existem diferentes tipos de luvas que devem ser utilizadas em função do tipo de risco que o agente biológico ou químico oferece. Em algumas situações o uso de um tipo inadequado de luvas para uma atividade eleva seu risco.

II - Os jalecos devem ser longos, de manga comprida e totalmente fechados. Não podem ser usados nas áreas externas do laboratório e devem ser higienizados com hipoclorito. Devem existir jalecos de uso no laboratório, na casa de vegetação e no biotério.

III - Quando utilizamos luz UV são necessários os equipamentos: óculos de proteção, jaleco, luvas e sapatos fechados.

IV - Substâncias que são nocivas quando inaladas podem ser aliquotadas na bancada desde que o operador esteja adequadamente equipado com: m
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

BIOSEGURANÇA

Biossegurança – Laboratórios de Dst, Aids e Hepatites Virais

ALFA

User badge image

Daiane Palles

Materiais relacionados

Outros materiais