Buscar

Quando o glicocálice pode ser chamado de cápsula?

💡 3 Respostas

User badge image

Schneyder Jati

Nas bactérias, o glicocálice situa-se no lado de fora da parede celular e pode aparecer sob duas formas diferentes: Um glicocálice gelatinoso distinto é chamado de cápsula bacteriana ou uma camada irregular, difusa que é chamada de slime layer.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O glicocálix , também conhecido como matriz pericelular, é uma cobertura glicoproteica e glicolipídica que envolve as membranas celulares de algumas bactérias , epitélios e outras células. Este revestimento consiste em várias porções de hidratos de carbono de glicoproteínas de glicolípidos de membrana , que servem como moléculas de base para suporte. Geralmente, a porção de carboidratos dos glicolipídios encontrados na superfície das membranas plasmáticas ajuda essas moléculas a contribuir para o reconhecimento célula-célula, comunicação e adesão intercelular.

O glicocálice é um tipo de identificador que o corpo usa para distinguir entre suas próprias células saudáveis e tecidos transplantados, células doentes ou organismos invasores. Incluídos no glicocálix estão as moléculas de adesão celular que permitem que as células se colem umas às outras e guiem o movimento das células durante o desenvolvimento embrionário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais