Buscar

historia da educação

Leia e responda: É possível perceber, no Egito Antigo, elementos que nos mostram que o sábio, o intelectual ou aquele que detém o conhecimento é sempre diferenciado em relação aos demais. Percebemos também que deter conhecimentos é uma forma de exercer o poder sobre os outros. No Egito Antigo, qual profissão está intimamente ligada a esta questão?

💡 3 Respostas

User badge image

Julia Trindade

O Faraó 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Sabemos que o Egito Antigo propunha uma estratificação social bem delimitada, dividida principalmente pelas classes sociais da população e da família em que o cidadão nascia. Isto quer dizer que não existia mobilidade social, mas que as pessoas estavam fadadas a pertencer a uma classe social por conta de seu nascimento.

Assim, no Egito, existiam os Faraós, que exerciam os poderes políticos máximos, sendo os chefes de estado e também de governo e, logo abaixo deles, haviam os Sacerdotes, que eram considerados os sábios e intelectuais.

Estes sábios detinham o poder porque realizavam tarefas administrativas, sendo responsáveis pelos rumos que eram tomados na cidade, administrando todas as riquezas e bens nestes grandes impérios. A educação no Egito Antigo não era para todos, apenas os que eram nascidos em famílias com mais poder e riquezas e que, tendo em vista a divisão social, seriam sarcedotes ou faraós.

Por isso, no Egito, a profissão de Sarcedote está ligada à sabedoria e à intelectualidade, assim, a educação só era acessível aos estratos mais altos da população.

**

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais