Buscar

Gestão de Pessoas

Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) é uma importante ferramenta de gestão. Essa ferramenta é de grande relevância na organização, pois tem relação com a motivação dos colaboradores e resultados finais da empresa. Há várias abordagens sobre a motivação, mas uma teoria recente vem ganhando espaço e importância.


Fonte: Material KLS da disciplina Gestão de Pessoas_2016/01.

A partir da figura e da definição de Pesquisa de Clima Organizacional (PCO), qual a teoria recente que vem ganhando espaço e importância e as três palavras que estão presentes quando os mais diferentes autores conceituam clima organizacional?


Fonte: Disponível em: <http://www.qinetwork.com.br/como-fazeruma-pesquisa-de-clima-organizacional-com-o-googleformularios/>.
Acesso em: 24 de fev. 2016.

💡 7 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A cultura organizacional é um sistema de suposições, valores e crenças compartilhadas que governam como as pessoas se comportam nas organizações. A cultura de uma organização fornece limites e diretrizes que ajudam os membros da organização a saber a maneira correta de realizar seus trabalhos.

A cultura de uma organização está arraigada no comportamento dos membros de uma organização e é muito difícil de mudar. Por esse motivo, a cultura pode ser pensada como a 'personalidade' da organização. A cultura única de uma organização cria uma atmosfera distinta que é sentida pelas pessoas que fazem parte do grupo, e essa atmosfera é conhecida como o clima de uma organização. Definimos clima organizacional como a maneira como os membros de uma organização experimentam a cultura de uma organização.

O clima de uma organização está sujeito a alterações frequentes e pode ser moldado pela alta gerência de uma organização. Se a cultura representa a personalidade da organização, o clima é o humor da organização. O clima organizacional pode ser mais fácil de experimentar e medir do que a cultura organizacional e também muito mais fácil de mudar.

3
Dislike0
User badge image

Wellington santos

A Pesquisa de Clima Organizacional-PCO é uma ferramenta da Administração que auxilia o gestor de recursos humanos a identificar se o clima da empresa está propício para o trabalho harmônico e de alto desempenho.

De acordo com os especialistas, a teoria que vem ganhando bastante destaque, no contexto da PCO, é a das Relações Humanas. Neste sentido, o comportamento do líder pode influenciar o comportamento do colaborador (motivação e desmotivação).

As três palavras mais usadas são:

Cultura Organizacional - identificação dos fatores.

Satisfação - do colaborador com o seu trabalho.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/5167237#readmore

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais