Buscar

Quais ideias de Piaget e Vygotsky no processo de desenvolvimento cognitivo são aproximadas?

Quais ideias de Piaget e vygostsky no processo de desenvolvimento cognitivo são aproximadas?

 

 

 

 

💡 1 Resposta

User badge image

Elizete de Franca Dias

Piaget e Vygotsky são duas grandes figuras do estudo da psicologia evolutiva e do desenvolvimento. Antes de mais nada, é preciso entender que Piaget e Vygotsky desenvolveram suas teorias completamente separados um do outro. Ambos são de épocas distintas e de países diferentes. Ainda assim, é interessante ver como chegaram a ideias similares sobre o processo de desenvolvimento. 

Em uma primeira observação, é interessante observar que Piaget e Vygotsky se distanciam das propostas inatistas e empiristas na hora de explicar a aquisição de conhecimentos. Ambos apresentam sua teoria a partir de um paradigma construtivista. É curioso constatar que os dois partem de uma mesma concepção geral, baseada no construtivismo e no interacionismo. Para eles, as mudanças produzidas no desenvolvimento são principalmente qualitativas, com determinantes complexos de caráter interativo e dialético. Por isso, o indivíduo é categorizado como um agente ativo que age em seu meio para criar uma versão particular da sua realidade. 

Para Piaget, o importante era a ação individual. Pelo contrário, para Vygotsky o fundamental era a interação com o ambiente social.

Piaget fala de um desenvolvimento “necessário e universal”. Assim, o desenvolvimento é fruto de reorganizações internas do indivíduo, tendo como base suas manipulações objetivas, sem necessidade de ajuda por parte de uma fonte externa. Por outro lado, para Vygotsky o desenvolvimento era “contingente e contextualizado”. Estaria relacionado à contínua internalização dos meios e recursos cognitivo-culturais adquiridos através da interação com o contexto social.

 

https://amenteemaravilhosa.com.br/semelhancas-diferencas-piaget-e-vygotsky/ 

 

 

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais