Buscar

Estudo de Caso - Direito do Trabalho - Licença Maternidade

Maria, vive em união estável com Joana e trabalha, há 2 meses, na empresa JMGomes Ltda. Possui salário mensal de R$ 8.900,00. Ela e sua companheira resolveram adotar uma criança com 11 anos de idade. Diante desse caso concreto, disserte sobre: a) Direito à licença maternidade na esfera constitucional e infraconstitucional; b) No caso, Maria tem direito à licença gestante? Qual duração? Fundamente. c) Durante o período de afastamento, caso seja aceito, qual o valor do benefício? Fundamente.

💡 2 Respostas

User badge image

Francielli Galvão Penariol

A proteção aos direitos da mulher tem em destaque o direito da  gestante à licença maternidade, direito imperativo e indisponível que compreende o afastamento temporário e remunerado para dar assistência ao filho.

A licença maternidade é definida como um benefício previdenciário, garantido pelo artigo 7º, inciso XVIII da Constituição Federal. Os artigos 71 e 72 da Lei 8.213/91 normatizam a matéria no âmbito da legislação infraconstitucional, bem como o artigo 392 da CLT.

 Maria tem direito à licença gestante, tendo em vista que, com o acréscimo da alínea A ao artigo 392 da CLT, a empregada adotante fará jus a licença maternidade, independente da sua opção sexual e da idade da criança adotada. Ressalta-se que essa licença somente será concedida mediante apresentação do termo judicial de guarda à adotante ou guardiã. 

Atualmente, após a recente alteração da lei, a duração de licença para essa empregada será também de 120 dias.

 

O benefício terá a renda mensal igual à sua remuneração, não limitando-se ao teto previdenciário, isto é, o valor do benefício de Maria será de R$ 8.900,00, e sua concessão independe do tempo de serviço da empregada e de período de carência.

1
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

a- A licença maternidade é um direito constitucional, que visa a proteção da criança, em seus primeiros meses de vida, bem como os cuidados especiais que ela demanda. O artigo 7º da Carta Magna de 1988, em seu inciso XVII, prevê que as gestantes terão o direito a 120 dias de licença maternidade. A CLT, datada de maio de 1943, dava um tratamento diferenciado sobre o tema. A sociedade mudou e com ela as estruturas familiares. Assim, em outubro de 2013, foi sancionada a Lei 12.873, que trouxe alterações ao texto da Consolidação da Leis do Trabalho, dentre as alterações foi intruduzido na CLT o artigo 392-A, que prevê o direito à licença gestante pela empregada que adota um filho, nos moldes do artigo 392. A mesma Lei 12.873, introduziu o artigo 392-C que equipara dos pais adotivos aos biológicos. 

b - No caso concreto, apenas uma das mães terá direito à licença maternidade, desta forma é possível que Maria, tenha o direito à licença gestante. Conforme o artigo 7º, inciso XVII da Carta Maior, conjugado com os artigos 392 e 392-A da CLT, terá direito à licença de 120.

c - Conforme o artigo 72 da Lei 8.213, o salário maternidade corresponderá a última remuneração da segurada, e serão pagos pelo período de 120 dias.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais