Buscar

a suspensão de direitos fundamentais...

a suspensão de direitos fundamentais, por ato praticado pelo presidente enquanto representante do povo, ignorando os preceitos constitucionais encontra amparo nas ideias construídas pelo constitucinalismo?

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Em raras circunstâncias de crise, que ameaçam a soberania de um Estado, o representante executivo pode utilizar temporariamente do mecanismo constitucional do estado de exceção.


Estado de exceção é um mecanismo constitucional que suspende direitos e garantias constitucionais até que a ordem do estado seja restabelecida. Nesse período, os direitos fundamentais deixam de existir. O Art. 137 cita em quais casos o Presidente da República pode decretar estado de sítio, que são: comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a inefcácia de medida tomada durante o estado de defesa; declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira.


Logo, o Presidente da República pode decretar estado de sítio amparado pela constituição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais