Buscar

Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade

A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno.

Neste sentido, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta:

I - A Educação Física tem como objeto de estudo e intervenção o movimento humano. Nesse sentido, o planejamento das atividades deve contemplar o saber fazer, ou seja, a execução repetitiva do movimento.

II - Os movimentos realizados pelos alunos nas aulas de Educação Física devem ser entendidos e avaliados, sobretudo, pelo enfoque bio-fisiológico.

III - A disciplina tem como propósito possibilitar ao educando o entendimento do movimento em suas diferentes formas, visando realizar uma interação com mundo que o cerca.

IV - O movimento humano é inerente ao ser humano, ou seja, é algo inato. A partir disso, o repertório motor dos alunos deve ser levado em consideração nas aulas de Educação Física, sendo inadequado o professor interferir com novas propostas de atividades.


Alternativas:

  • a)

    Somente I e II estão corretas.

  • b)

    Somente III está correta.

  • c)

    Somente II e III estão corretas.

  • d)

    Somente II e IV estão corretas.

  • e)

    Somente I, II e IV estão corretas.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para compreender melhor sobre os usos e principais atividades que podem ser realizadas no momento em que tratamos da Atividade Física vamos utilizar nossos conhecimentos sobre Pedagogia.
Por vezes o momento da prática de algum tipo de atividade física dentro do ambiente escolar é o único momento em que a criança tem, de fato, contato com esportes e outros aspectos relacionados ao desenvolvimento de atividades em equipe e habilidades de interação social.

Desta forma, não é função da disciplina de Educação Física realizar movimentos de forma repetitiva, mas na realidade diversificar ainda mais os movimentos. Além de ser levado em considerações outros pontos além da prática esportiva, como o aspecto da liderança.


A partir destas informações analisamos que somente a afirmativa III está correta o que nos leva para a alternativa b.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais